Rio das Ostras garante vaga na Série B

Goleiro Dida se consagra como herói na disputa de pênaltis e classifica Alvinegro da Região dos Lagos para a Segundona em 2010

Após empate sem gols no tempo normal, o Rio das Ostras Futebol Clube venceu o Castelo Branco, por 8 a 7, em disputa de pênaltis, e garantiu a terceira colocação da Série C e, consequentemente, a última vaga para a Segundona em 2010. A partida foi realizada, no último domingo, 29/11, no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, em Bangu. Dida foi o herói da classificação ao defender duas penalidades e converter a sua, com categoria. O goleiro Gabriel, do Castelo Branco, defendeu o chute do capitão Felipe, enquanto as cobranças de Tiago Amaral e Michel pararam na muralha Alvinegra.    

 

Além do Rio das Ostras, Sampaio Corrêa e Fênix garantiram a classificação para a Série B. O Sampaio conquistou o título da competição ao derrotar o Fênix por 3 a 0, em Araruama. No primeiro jogo da decisão, disputado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fênix ficou em situação delicada ao ser derrotado por 3 a 1.

 

O jogo

Após o empate em 0 a 0 no jogo de ida, em Rio das Ostras, as duas equipes entraram em campo preocupadas em não sofrer o gol que daria boa vantagem ao adversário. Jogando com o apoio da torcida, o Castelo Branco demonstrou respeito ao Rio das Ostras e escalou a equipe com três zagueiros.

 

Já o técnico Toninho dos Santos teve um problema inusitado, o aniversário de Pimenta. O atacante, um dos destaques da equipe na competição, completou 23 anos no dia do jogo. Como o regulamento permite a participação de apenas três jogadores com idade superior a 23 anos por partida, Toninho teve que abrir mão de um dos titulares. Sobrou para o lateral-esquerdo Vitor, um dos mais experientes do grupo, com 27 anos, que foi substituído pelo jovem Pará, de 20 anos.

 

O Rio das Ostras foi melhor no primeiro tempo, principalmente na segunda metade. Pimenta e Renan tinham dificuldades em encontrar espaço no setor defensivo do Castelo Branco. Na melhor chance, Pimenta fez boa jogada e chutou por cima, sem perigo para o gol de Gabriel. O Castelo apostava suas fichas no vice-artilheiro da competição, Tiago Amaral, e nos alas Leandrinho e Tiago, mas esbarrava no sistema defensivo do Rio das Ostras.

 

Vaga para a Série B é decidida nos pênaltis

No segundo tempo, o Castelo Branco partiu para cima dos visitantes, mas não chegou a oferecer perigo real ao gol de Dida. Apoiados pela sua torcida, os donos da casa pressionaram, mas não teve jeito, o jogo terminou 0 a 0, decretando o quarto empate entre as equipes na competição. O 3º colocado da Série C seria conhecido através da disputa de pênaltis.

 

O sorteio determinou que o Rio das Ostras iniciasse as cobranças. E logo na primeira o capitão Felipe cobrou mal e possibilitou a defesa de Gabriel. Carlinhos colocou o Castelo em vantagem. Renan, Dida – com direito a paradinha –, Bruno e Pimenta converteram para o Rio das Ostras. No lado do Castelo, Mendonça, Gilmar, e Renan acertaram as suas cobranças. O artilheiro Tiago Amaral foi o escolhido para fechar a série do Castelo, caso marcasse classificaria o time da Universidade. Mas a estrela de Dida brilhou. O goleiro voou no canto direito para fazer linda defesa e recolocar o Rio das Ostras no jogo.

 

A partir daí, as cobranças passaram a ser alternadas. Apesar da pressão, Juninho, Pará, Vinícius e Anderson converteram suas penalidades com maestria. Hygor, Daniel e Tiago Costa também acertaram. Dida defendeu o chute do volante Michel e garantiu a vitória do Rio das Ostras. Final emocionante 8 a 7. E a consagração de Dida como herói da classificação do Rio das Ostras.

 

Ficha Técnica

Castelo Branco 0 (7) x (8) 0 Rio das Ostras

Local: Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita), em Bangu

Árbitro: Uberlan de Souza Vasconcelos.

Auxiliares: Mauro Francisco de Souza e Iurimar Rocha da Silva.

Cartões amarelos

Rio das Ostras: Dida e Pará

Castelo Branco: Gabriel; Leandro (Gilmar), Mendonça, Daniel e Michel; Tiago Costa, Hygor, Édson e Renan; Tiago Amaral e Carlinhos. Técnico: Paulo César.

Rio das Ostras: Dida; Bruno, Felipe, Diego Guerra e Vinícius; Pará, Isaac, Rômulo (Anderson) e Cuiabá (Juninho); Pimenta e Renan. Técnico: Toninho Santos.

 

A campanha

1ª Fase

Esprof 0X3 Rio das Ostras (WO)

Rio das Ostras 0X0 Sampaio Corrêa

Independente 0X1 Rio das Ostras (Cuiabá)

Rio das Ostras 2X0 Esprof (Renan e Rômulo)

Sampaio Corrêa 0X1 Rio das Ostras (Renan)

Rio das Ostras 0X1 Independente

2ª Fase

Barcelona 0X1 Rio das Ostras (Pimenta)

Rio das Ostras 0X0 Castelo Branco

Rubro  1X2 Rio das Ostras (Pimenta e Renan)

Rio das Ostras 5X0 Barcelona (Diego Ribeiro, Renan-2, Pimenta e Isaac)

Castelo Branco 1X1 Rio das Ostras (Felipe)

Rio das Ostras 2X1 Rubro (Cabral-2)

3ª Fase

Rio das Ostras 1X0 União Central (Felipe)

Sampaio Corrêa 1X0 Rio das Ostras

Leme 2X2 Rio das Ostras (Rômulo e Pimenta)

União Central 1X1 Rio das Ostras (Renan)

Rio das Ostras 1X0 Sampaio Corrêa (Pimenta)

Rio das Ostras 2X1 Leme (Pimenta e Lenilson)

Semifinais

Fênix 2X0 Rio das Ostras

Rio das Ostras 0X0 Fênix

Disputa de 3º Lugar

Rio das Ostras 0X0 Castelo Branco

Castelo Branco 0X0 Rio das Ostras (Decisão por pênaltis: 7X8)

 

FONTE: 

Leonardo Ramos
Assessoria de Comunicação
Rio das Ostras Futebol Clube

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.