Rio das Ostras formaliza Núcleos de Epidemiologia na UPA e Pronto-Socorro

Unidades atuam no apoio à Vigilância Epidemiológica, monitorando, de forma permanente, a situação de saúde da população atendida
Desde o último dia 22, a Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras passa a contar oficialmente com mais dois Núcleos de Epidemiologia, um no Pronto-Socorro e outro, na Unidade de Pronto Atendimento-UPA 24h, além da unidade que já funciona no Hospital Municipal.
Os Núcleos servem de apoio à Divisão de Epidemiologia Municipal, da Secretaria de Saúde, promovendo a vigilância permanente da situação de saúde da população atendida. O objetivo desse acompanhamento sistemático é identificar e prevenir doenças e agravos de notificação obrigatória, assim como outros eventos de saúde pública.
Essas unidades desempenham um papel importante no diagnóstico do real perfil epidemiológico da população. Os dados servem de base à tomada de decisão para o planejamento, a organização e a constante avaliação dos serviços e políticas públicas de saúde.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, os Núcleos “asseguram o monitoramento de forma estratégica e contínua das informações do cenário epidemiológico atual, proporcionando planejamento e ações em tempo oportuno”.
A Portaria do Gabinete no 0932, que formaliza os Núcleos de Epidemiologia e define suas atribuições, foi publicada no dia 22 de agosto de 2025, na edição no 1854 do Jornal Oficial do Município.