Rio das Ostras fica em 1º lugar no Enem

Rio das Ostras fica em 1º lugar no Enem entre escolas municipais e estaduais da Região

Imero, unidade da rede municipal, ficou acima da média nacional no Exame Nacional de Ensino Médio 2009
Classificado em primeiro lugar entre as unidades municipais e estaduais da Região, Rio das Ostras se destacou mais uma vez no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, divulgado nesta segunda-feira, dia 19.  O Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) ficou com 599,19 na prova realizada pelo Ministério da Educação, alcançando a maior média entre as escolas sediadas em Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã. Apenas uma unidade pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, antigo Cefet, ficou com nota maior que o Imero.

“Abraçamos o Ensino Médio, que é de competência do governo estadual, e estamos satisfeitos com o resultado. Nosso curso é voltado para a Formação de Professores, mas nossos estudantes também estão alcançando sucesso no vestibular. Temos ex-alunos aprovados em faculdades nas áreas tecnológicas e biológicas, inclusive Medicina, que é um dos cursos mais concorridos”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

O Ensino Médio do Imero é em horário integral, das 7h30 às 17h30, oferecendo matérias de formação geral e pedagógicas. Segundo a diretora da unidade, Hovênia Duarte, apesar do foco do instituto ser a formação dos professores e não o vestibular, os bons resultados não surpreendem. “Quando promovemos a educação para a vida, estamos preparando o aluno também para entrar na faculdade. Nossos professores são muito capacitados e dedicados e isso faz a diferença”, enfatiza Hovênia.

Preparação para a vida – Os professores do Imero não se limitam a passar os conteúdos curriculares. Daniel Linhares, que leciona Filosofia, criou o Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Gênero. Os encontros acontecem uma vez por semana depois do horário das aulas e a participação dos alunos é intensa. “Queremos fomentar a reflexão e também a produção de artigos científicos sobre o tema”, explica Linhares.

Maria Leandra Francisco, que leciona a disciplina Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos, diz que procura mostrar aos alunos o importante papel do educador. “Acho importante motivar quem desejar ser professor. Afinal, a escola deve cumprir o seu papel de produzir conhecimento e estimular o pensamento crítico”, conclui Leandra.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.