Rio das Ostras fecha acordo inédito para atletismo da cidade e região
Vinte alunos do projeto Escola de Atletismo já foram beneficiados
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, celebrou um acordo com a Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) e com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para a filiação de atletas de forma gratuita.
Sendo assim, o aluno que atingir o nível atlético de competição entrará para o ranking das duas entidades. “Esse acordo, inédito na região, é de suma importância para a captação de recursos para o atletismo. Tal fato representará um grande impulso para o esporte na cidade” explica o Secretário de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Marins.
Nesse acordo já foram federados e confederados vinte alunos do projeto Escola de Atletismo da Prefeitura de Rio das Ostras. “Esse número representa a possibilidade desses atletas participarem de competições estaduais e nacionais. Tudo isso visando as Olimpíadas de 2016, disputada no Rio” afirma Carlos Alberto.
O PROJETO: O projeto Escola de Atletismo foi criado em março de 2011. Atualmente, atende 87 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. São oferecidas diversas modalidades esportivas, tais como provas de velocidade, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de disco, de dardo e martelo.
Ana Júlia Messias, de 13 anos, freqüenta o curso desde o início. Ela conta que muita coisa mudou em sua vida após entrar para o projeto. “Comecei a me alimentar melhor, a organizar minha vida e até me dedicar mais aos estudos”. Para Caroline Brito, de 13 anos, o atletismo é um sonho. “Eu adoro esportes, gosto de competir. Minha modalidade preferida é salto em distância”, diz.
Ana Júlia, Caroline e tantos outros terão maiores oportunidades agora que a Prefeitura de Rio das Ostras estabeleceu o acordo com as entidades esportivas. O coordenador do projeto, Wellington Simas, acredita que o fato abrirá novas portas para seus alunos. “A criança se sente motivada, capaz de correr atrás de melhores resultados para poder participar de competições estaduais e nacionais” diz.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social