Rio das Ostras faz processo seletivo para bolsistas em informática educativa
Alunos recebem bolsa de meio salário mínimo para atuar 4 horas diárias e devem ter entre 13 e 20 anos
Desde 2006, cerca de 100 estudantes de Rio das Ostras tiveram a oportunidade de atuar como bolsistas em informática educativa em Rio das Ostras por intermédio do Programa Pró-Interação (Print). Para os que buscam essa oportunidade de atuar e aprender com o uso da tecnologia, está aberto um novo processo seletivo para o programa. As inscrições podem ser feitas entre os dias 5 e 8 de março, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Educação (Rua Guanabara, 3603 – Extensão do Bosque).
Para participar da seleção é preciso possuir experiência comprovada como monitor voluntário de informática, ter entre 13 (completos até 31 de março) e 20 anos, além de estar estudando na rede pública ou como bolsista na rede particular. Todos os integrantes do Print recebem uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo para atuar quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. Entre as ações dos monitores estão o auxílio a outros estudantes no uso da informática e suporte tecnológico à Secretaria de Educação.
APRENDIZADO – Os atuais 31 bolsitas de informática do Print contam que têm aprendido muito com o programa. Esse é o caso de Luiz Paulo de Carvalho Lima, de 14 anos, que cursa o 9º ano na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora. “É muito bom poder colaborar com os outros estudantes”, explica ele, que está planeja atuar profissionalmente na área de tecnologia. Luiz Paulo vem economizando o dinheiro da bolsa para pagar um curso na área de Óleo e Gás.
Cursando o 9º ano na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão, Ana Júlia Messias, de 14 anos, diz que aprendeu “a ter mais paciência com os alunos menores”. Com o dinheiro da bolsa, Ana Júlia vem pagando o seu curso de design gráfico.
Os bolsistas têm responsabilidades a cumprir para se manter no programa. Além de frequentar regularmente a escola e ter boas notas, precisam ser assíduos e cumprir as suas funções de monitores.
PROGRAMA – O Print começou em 2006, com apenas quatro bolsitas. Naquele mesmo ano ficou entre os três finalistas na Categoria Aluno Monitor do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores – Brasil, sendo apresentado no Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração de Educação, em Lisboa, em abril de 2007.
“Desenvolver potenciais é uma prioridade na Educação do município de Rio das Ostras e o Print busca justamente o desenvolvimento integral do aluno a partir da”, explica Johnny Charles, gerente de Tecnologias Educacionais. Segundo Johnny, o Print está sendo ampliado em 2012 para atender a grande demanda dos alunos.
DOCUMENTAÇÃO – No ato de inscrição, devem ser apresentados os seguintes documentos: autorização para a inscrição, pelo menor de idade, do responsável legal; certidão da unidade escolar ou da Secretaria de Educação da atuação do candidato como aluno-monitor em ações sociais (com carga horária); declaração da escolaridade atual, anexando cópia de ficha individual devidamente autenticada pela unidade escolar, do último ano cursado; declaração dos pais ou responsáveis da disponibilidade de 4 horas diárias do aluno para atuar na monitoria; comprovante de residência (um atual e outro de, no mínimo, dois anos); comprovante do rendimento familiar atual.
FONTE: SECOM – PMRO.