Rio das Ostras faz ações do Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Rio das Ostras faz ações do Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Panfletagem aconteceu nos pontos de maior número de denúncia

No Brasil, o dia 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, por intermédio da Lei Nº 11.542/2007, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o tema.

O Município de Rio das Ostras iniciou, nesta quinta, 9, ações de mobilização e sensibilização contra o trabalho infantil com a Campanha: “Trabalho Infantil Não Tem Nada de Doce. É Proibido!”.

O Centro de Referência de Assistência Especializada de Assistência Social de Rio das Ostras – Creas realizou, em parceria com a Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente, uma panfletagem itinerante nos sinais de trânsito em prol do combate ao Trabalho Infantil.

O Creas, por meio da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social – Seas, vem realizando a abordagem em vias públicas no Município, tendo como um dos seus objetivos identificar, mapear e referenciar as situações de trabalho infantil no território.

Outra situação identificada nas abordagens são crianças e adolescentes nos sinais de Rio das Ostras, mas que moram nos municípios vizinhos.

“É importante esclarecer a população sobre essa questão social, que em nosso Município, teve um aumento significativo no início da pandemia e vem se potencializando desde então. O trabalho da abordagem social consiste na identificação das demandas de trabalho infantil e no referenciamento dessas famílias aos serviços de fortalecimento de vínculos ”, disse Giselly Leão, coordenadora do Creas.

A Assistência Social busca por meio dos serviços e benefícios disponibilizados à população reverter essa situação e garantir os direitos dessas crianças e adolescentes.

A maioria dos países adotou uma legislação que proíbe ou impõe severas restrições ao trabalho infantil, grande parte estimulada e orientada pela normativa adotada pela Organização Internacional do Trabalho.

Apesar destes esforços, o trabalho infantil continua a existir em grande escala, por vezes em condições terríveis, particularmente nos países em desenvolvimento. Se o progresso tem sido no ritmo desejado, isso ocorre porque o trabalho infantil é uma questão extremamente complexa.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.