Rio das Ostras estuda implantação de trem turístico

Rio das Ostras recebeu na terça-feira, dia 5, a visita do presidente da Associação Brasileira das Operadores de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), Sávio Neves, que visitou os municípios da região a fim de conhecer as condições da estrada de ferro existente.

Sávio Neves foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento Econômico da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, Ayrton Violento, que acompanhou-o a visita a todos os municípios da região – Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus e Quissamã – que pretendem implantar o trem turístico neste percurso.

A idéia das prefeituras é utilizar a linha que corta os municípios para implantar um trem turístico que percorrerá a região de Casimiro de Abreu a Quissamã, passando pela Reserva de Poço das Antas, Fazenda União e Parque Jurubatiba.

Depois de visitar as estações dos municípios, Sávio Neves indicou como facilitador o funcionamento da linha. “Estes municípios estão à frente de muitos outros que pretendem implantar o trem turístico porque a linha está em funcionamento operando trens de carga. Só precisam submeter a linha a Agência Nacional de Transportes Terrestres e escolher um operador”, explicou.

O próximo passo é procurar um profissional para realizar uma avaliação técnica e econômica deste novo produto turístico, e a assinatura de um termo de compromisso entre as prefeituras para a escolha da empresa que vai operar a linha.

O advento do trem de passageiros pode ser considerado um dos marcos fundamentais para o que o turismo é hoje, já que a concepção de se transportar grande número de viajantes para um mesmo destino, de uma só vez, se iniciou com eles. Fazer um passeio de trem é realmente visitar o que no passado se chamava "viagens organizadas" e que deu origem ao que é hoje a atividade turística.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.