Rio das Ostras estrutura Zona Especial de Negócios e recebe empreendimentos

Prefeito Carlos Augusto reduz alíquota do ISS para incentivar instalação de novas empresas

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (PMDB) inaugurou na quarta-feira, dia 4, a infra-estrutura da Zona Especial de Negócios (ZEN). Durante o evento – que teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno – também foram entregues os termos de concessão às 11 novas empresas que vão se instalar no local. Mais 650 empregos diretos serão criados com a abertura destes empreendimentos, entre eles a Queiroz Galvão e a Aker Kvaerner, que juntas estão investindo mais de R$ 15 milhões na área. Para incentivar a instalação de outras empresas, Carlos Augusto ainda anunciou a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) de 2,5% para 2%.

Na solenidade também foi lançado o Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura de Rio das Ostras. Está previsto a realização de 42 cursos gratuitos nas áreas de turismo, serviços e petróleo. Apenas no primeiro semestre deste ano serão oferecidas 1.500 vagas.

– Qualificar a mão-de-obra da população de Rio das Ostras é prioridade da administração municipal para que possamos atender de forma adequada a demanda das empresas locais – ressaltou o prefeito.

Durante o evento, o secretário Julio Bueno elogiou o compromisso do prefeito com a preservação do meio ambiente e também destacou os investimentos que o município está fazendo em infra-estrutura e qualificação profissional. "Rio das Ostras é um exemplo a ser seguido pelos outros municípios", comentou o secretário.

Preservando o meio ambiente – A Prefeitura entregou às empresas permissionárias da ZEN, o Plano de Gestão Ambiental com metas para os próximos três anos. Entre as prioridades destaque para o projeto de reciclagem dos resíduos gerados pelas empresas, o gerenciamento do monitoramento ambiental com os mecanismos que incluem o controle de resíduos, água e qualidade do ar, além de estudos arqueológicos do local e a confecção de um manual de gestão com políticas ambientais, padrões de resultados e desempenho, entre outros assuntos.

– O Plano de Gestão Ambiental é mais um mecanismo de proteção utilizado pela cidade, visto que na hora da escolha priorizamos empresas que oferecessem o mínimo de impacto nessa área – explicou Carlos Augusto.

O prefeito ressaltou as obras que estão sendo concluídas para transformar Rio das Ostras em um município auto-sustentável. Entre elas, o Sistema de Esgotamento Sanitário, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto, em construção no Jardim Mariléa, e o emissário submarino, em Costazul, responsável pelo lançamento dos resíduos de esgoto tratado a quatro quilômetros da costa. Além de levar água às torneiras das residências da cidade. Já foram concluídas 25 mil ligações, levando água a 45 mil moradores do município. A Prefeitura também trabalha de forma simultânea em 13 bairros da cidade.

– Estamos comemorando os 15 anos da cidade realizando sonhos antigos dos moradores. Estamos fazendo obras de saneamento básico para garantir a qualidade de vida da população – afirmou o prefeito, que também destacou os investimentos na saúde e educação.

PRESENÇAS – A solenidade contou com a presença de várias autoridades locais e do Estado, entre elas a presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Soraia Santos, do presidente da Câmara de Rio das Ostras, Carlos Afonso, além dos vereadores Orlando Ferreira Neto, Robson Carlos Gomes, Edílson Gomes, Rosenildo Viana e secretários municipais.

A ZEN conta hoje com seis empresas em atividade e 77 em processo de instalação. A expectativa é que até do ano pelo menos 20 empresas já estejam atuando no local. Ao todo serão gerados 4 mil empregos diretos nos mais variados ramos de atividade, como petróleo, gás e indústria naval.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.