Rio das Ostras entra na campanha contra Hanseníase

“Janeiro Roxo” chama a atenção para identificação de sinais e sintomas e tratamento da doença

Marcando o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro (este ano, dia 28), a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras promove uma programação para esclarecer a população sobre a doença. As atividades começam dia 25 e no domingo, 28, equipes estarão na Praça José Pereira Câmara, entre 9h e 16h.

 

Nos dias 25, 26 e 31, os profissionais de saúde estarão no Centro de Saúde da Extensão do Bosque conversando com os pacientes sobre a hanseníase. O objetivo da campanha é esclarecer a população sobre sintomas desse mal (antes conhecido como lepra), para que os casos possam receber o atendimento ideal de saúde.

 

A Secretaria de Saúde também vem capacitando os profissionais da Rede Municipal para garantir que os pacientes com sinais da doença sejam encaminhados ao atendimento especializado.

 

 

JANEIRO ROXO – Com objetivo de chamar a atenção para a doença, criou-se o Janeiro Roxo, com o ideal de reforçar o compromisso do Brasil de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento corretos, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo.

 

 

Em Rio das Ostras será montada um tenda na Praça José Pereira Câmara, no dia 28. As equipes também vão distribuir material informativo e conversar com os banhistas na Orla do Centro. Os profissionais vão vestir camisas roxas para lembrar o mês que marca a campanha.

 

 

PROGRAMA – Caso o morador identifique manchas suspeitas na pele, com perda de sensibilidade, deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para atendimento. Se for necessário, o paciente será encaminhado para a unidade de referência do Programa Municipal de Hanseníase, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque.

 

 

O Programa conta com equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, visitador sanitário, assistente social e fisioterapeuta.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

 
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.