Rio das Ostras enfrenta cidade baiana no Dia do Desafio

Ano passado o município ganhou das cidades de Cascavel Brasil, no Ceará; e Chalchuapa, de El Salvador. Em 2010, as atividades começam no primeiro minuto do dia 26 com uma caminhada noturna
No próximo dia 26 de maio, quarta-feira, ninguém vai ficar parado em Rio das Ostras. O município está participando do Dia do Desafio, este ano, contra a cidade de Cruz das Almas, na Bahia. A disputa é para saber qual cidade mobilizará mais pessoas a se exercitar durante o dia. O evento, promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, é dedicado a atividades físicas gratuitas em favor da saúde com a finalidade de combater o sedentarismo.

Em Rio das Ostras, o Dia do Desafio contra Cruz das Almas vai começar no primeiro minuto de quarta-feira, dia 26. A Secretaria de Esportes e Lazer programou uma caminhada noturna que sairá da Praça José Pereira Câmara, no Centro, até a Praia do Cemitério e retornando ao ponto inicial. Na chegada, os participantes poderão participar de um baile durante uma serenata com a banda da Guarda Municipal.

O objetivo principal é combater o sedentarismo e conscientizar população sobre a importância da prática regular da atividade física a manutenção da saúde. O evento é realizado simultaneamente em todo o mundo. A expectativa é que, só no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas deixem a preguiça “de lado” e participem do Dia do Desafio esse ano.

Durante o dia, a partir das 8h, foram programadas, várias ações para atender a quem quiser participar desse desafio. Na Praça José Pereira Câmara, uma equipe de professores de Educação Física vai promover atividades diversas para a comunidade. Nas escolas municipais, os alunos serão convidados a fazer 15 minutos  de exercícios antes de entrarem em sala de aula. Todos os projetos desenvolvem atividades durante o dia. A Fundação de Cultura fará uma apresentação de dança com seus alunos na Praça José Pereira Câmara. Servidores do Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores de Rio das Ostras e da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca também farão atividades em suas respectivas sedes, bem como os servidores lotados nas secretarias instaladas na sede administrativa. Além disso, serão promovidas atividades relâmpagos no comércio local.

Os interessados podem se dirigir a um dos postos de recolhimento de assinaturas espalhados na cidade e registre e realizar, no mínimo, 15 minutos de atividade física para contabilizar a sua participação.

O "Dia do Desafio", que este ano tem como slogan “Você se Mexe e o Mundo Mexe Junto”, é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, promovidas por meio de ações comunitárias.

Dia do Desafio – Criado em 1983 no Canadá, o Dia do Desafio é um movimento em prol da inclusão social, integração, criatividade e autonomia das lideranças comunitárias na mobilização da mudança de hábitos e implantação de rotinas saudáveis na vida de todos os cidadãos. No Brasil, o evento acontece desde 1995 e a cada ano conquista novos adeptos. Em 2008, mais de 75 cidades se inscreveram, o que representou a participação de aproximadamente três milhões de pessoas. Foram corridas, caminhadas, torneios, aulões de ginástica abertos a comunidade, jogos recreativos e brincadeiras.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.