Rio das Ostras elegeu propostas que vão direcionar políticas sociais nos próximos anos

No encontro também foram escolhidos os delegados que participarão da IX Conferência Estadual de Assistência Social  

População, poder público e entidades representativas se reuniram no último sábado, 4, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, durante a VIII Conferência Municipal de Assistente Social de Rio das Ostras, para debater e propor políticas de ações sociais para os próximos anos.

Os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos da Conferência e apresentar caminhos para melhorar o atendimento dos serviços oferecidos. Entre os caminhos apontados estão a qualificação dos profissionais que atuam na área, o fortalecimento do controle social e da participação popular na gestão, por meio dos conselhos locais.

Na abertura, o prefeito Sabino e a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, destacaram os desafios à qualidade da assistência social no Município, por conta do acelerado crescimento populacional, já que muitos dos novos moradores não conseguem, de imediato, se inserir no mercado de trabalho e passam a depender da assistência oferecida pela Prefeitura.

TEMAS – Neste ano a Conferência centrou-se em buscar caminhos para “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS de vez rumo a 2016”, sob o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Os grupos se dividiram entre os eixos temáticos para, após debates, deliberar propostas para as três esferas do governo.

O prefeito Sabino reconheceu e elogiou o trabalho relevante de toda a equipe da Secretaria de Bem-Estar Social e do Conselho de Assistência Social. “A cidade cresceu muito nos últimos 15 anos. Com o aumento da população, também surgiram dificuldades, mas o Município está empenhado para encontrar soluções”, destacou.

NÚMEROS- A Secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, apresentou os avanços e números do atendimento, oferecidos ao longo dos últimos três anos.  Em 2013 foram 126.262 mil atendimentos nas unidades. No ano seguinte, este número saltou para cerca de 200 mil.

“Temos a felicidade de ter uma Prefeitura que valoriza a Assistência Social, como uma forma de valorizar a população. Ao longo desses anos, muitos avanços foram registrados, como a criação de novas unidades de atendimentos.  E ainda este ano está prevista a inauguração de um Centro de Referência de População de Rua”, informou a secretária.

Rose explica que, atualmente, há 92 pessoas em situação de rua cadastradas pela Prefeitura, que recebem atendimento da equipe da Secretaria de Bem-Estar Social.

PROPOSTA- Entre as propostas aprovadas estão a garantia da formação continuada dos profissionais da área para melhor atender às pessoas com deficiência e toda a população que necessita dos serviços sociais; o fortalecimento e garantia de autonomia dos conselhos de assistência social, como do Idoso e de Defesa da Criança e do Adolescente, a mobilização dos usuários da assistência social, a partir da criação de fóruns permanentes; implantação de Ouvidoria Municipal do SUAS, entre outras.

Durante o evento também  foram eleitos os delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social, que vai acontecer ainda este ano, porém a data ainda não foi divulgada.  

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.