Rio das Ostras e Petrobras promovem projeto que debate a gestão do petróleo

Primeira oficina acontece neste sábado, dia 13, reunindo 50 jovens selecionados
 Os 50 jovens selecionados para integrar a “Gestão Participativa do Petróleo – Cuidando do que é nosso!”, iniciativa do Pólen – Polo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, participam neste sábado, dia 13, da primeira oficina do projeto. No encontro, que será das 9h às 12h, na Secretaria Municipal de Educação, estarão presentes o professor Reinaldo Bozelli, responsável pelo Nupem/UFRJ – Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro, representantes da Petrobras e do Ibama.

Iniciativa da Petrobras em parceria com o Ibama, desenvolvido pelo Nupem, o Pólen tem como objetivo criar polos de educação ambiental e formar  gestores, entre representantes governamentais e da sociedade civil, para  atuar nos 13 municípios da abrangência da Bacia de Campos.

Entre os jovens selecionados para o Projeto Gestão Participativa do Petróleo como representantes dos diferentes setores da cidade, seguindo a mesma divisão adotada pelo Orçamento Participativo, estão também cinco portadores de necessidades especiais. Ao longo de dois anos, esses estudantes, com idades entre 12 e 18 anos, serão orientados por tutores e qualificados para identificar os principais impactos da produção da Bacia de Campos em Rio das Ostras e região.

“Identificamos que as escolas da cidade ainda não desenvolviam iniciativas de educação ambiental ligadas ao impacto da indústria do petróleo. Por isso decidimos convidar os jovens a integrar a Gestão Participativa do Petróleo”, explica Cláudia Côrrea, que representa o poder público municipal no Pólen e coordena o projeto em Rio das Ostras.

Fórum do Petróleo – Os jovens selecionados vão participar de oficinas, fóruns e expedições ambientais e ajudar a construir o I Fórum Municipal do Petróleo, que será a culminância do projeto. O Pólen conta atualmente com 12 co-gestores da sociedade civil organizada, representando ONGs e associações de moradores, que também estão sendo qualificados pelo Nupem/UFRJ.

Um desse co-gestores é José Luiz Pitzer Martins, que integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente como representante do Pólen, e acredita que a presença da juventude na Gestão Participativa do Petróleo será fundamental. “Esses jovens serão muito beneficiados pela iniciativa e, como possuem grande interesse pela questão ambiental, deverão ter uma fundamental atuação como multiplicadores”, acredita.

O lançamento oficial do Projeto de Gestão Participativa do Petróleo aconteceu no dia 10 de setembro do ano passado na Câmara Municipal, reunindo cerca de 300 pessoas. A iniciativa é do Projeto Pólen  de Rio das Ostras, que funciona na sede do Núcleo de Educação Ambiental, uma iniciativa conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, no Parque dos Pássaros.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.