Rio das Ostras é finalista do concurso nacional Educar para Transformar
Vencedores serão definidos por votação popular online até sexta, dia 23
Um projeto de Rio das Ostras está entre os 13 finalistas nacionais, sendo o único representante do estado do Rio de Janeiro no Concurso “Educar para Transformar”, promovido pelo Instituto MRV. A Cidade entrou na disputa com o projeto Casa de Educação para a Sustentabilidade, desenvolvido pelo Núcleo Rio das Ostras da ONG Engenheiros Sem Fronteira, que reúne alunos de engenharia, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Rio das Ostras. Os quatro vencedores serão definidos por votação popular online até esta sexta-feira, dia 23. Quem quiser ajudar a escolher deve acessar o link http://www.institutomrv.com.br/pt/chamadapublicadeprojetos/votacao/3.
O Educar para Transformar busca propostas que associam educação aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômico. Durante sete meses, os projetos selecionados receberão aporte financeiro e suporte da equipe, que atuará em encontros presenciais e virtuais, auxiliando no desenvolvimento, capacitando em novos conteúdos e acompanhando a aplicação dos recursos.
A conquista das primeiras colocações no concurso vai viabilizar a construção da Casa de Educação para a Sustentabilidade. Pelo projeto, a unidade vai contar com horta robotizada, centro de aproveitamento de resíduos sólidos, placas solares para geração de energia, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde. Esse espaço vai possibilitar uma maior integração entre os cursos da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras, onde funciona o núcleo municipal da ONG Engenheiros Sem Fronteira.
O projeto da horta robotizada, por exemplo, vai envolver alunos e professores do curso de Ciência da Computação da UFF. Já o reaproveitamento de resíduos sólidos, além de reduzir o descarte de lixo e promover a reciclagem, vai caracterizar o Polo Universitário de Rio das Ostras como uma instituição mais sustentável. O mesmo vale para os projetos de captação de água de chuva e painéis solares.
ENGENHEIROS SEM FRONTEIRA – O Núcleo de Rio das Ostras Engenheiros Sem Fronteiras iniciou as suas atividades em março de 2015 e é um braço oficial do Engenheiros sem Fronteiras Brasil. O Núcleo norteia seus trabalhos com foco no desenvolvimento de comunidades, acreditando na importância da engenharia como ferramenta de transformação social, por meio de tecnologias simples e de baixo custo.
Entre as parcerias já firmadas pelo Núcleo com a Prefeitura de Rio das Ostras estão o Projeto 5S, que promoveu a capacitação de parte do corpo docente da Escola Municipal Nilton Balthazar, viabilizando o uso de espaços subutilizados; a montagem de uma biblioteca na Casa da Criança do Âncora; e a realização de feiras de ciências na Escola Municipal Simar Machado Sodré, Colégio Municipal Professora América Abdalla e Escola Municipal Padre José Dilson Dória.
FONTE: ASCOM – PMRO.