Rio das Ostras é destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Nesta edição, Município conquistou uma medalha de Prata e cinco de Bronze
Estudantes da Rede Municipal e Particular de Ensino de Rio das Ostras se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Andrei da Costa Silva, que cursa o nono do Instituto Nossa Senhora da Glória, conquistou Medalha de Prata neste ano.
Já os alunos Luiz Ricardo Marçal Pessanha, João Pedro Gusmão Teixeira, Maria Beatriz Hermano Benites, Diogo Cabral Zaror, também do Instituto Nossa Senhora da Glória; e a aluna Maria Clara Neves Borges, da Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros, conquistaram medalhas de Bronze.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica instiga, há 17 anos, o interesse dos jovens pela astronomia. Em 2014 foram distribuídas quase 43 mil medalhas, um aumento de 26% em relação à edição anterior. Ao todo, participaram 772.257 estudantes dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados do país. A OBA contou com o auxílio de mais de 62 mil professores.
Para João Batista Garcia Canalle, astrônomo e coordenador da OBA, o sucesso da Olimpíada se deve à continuidade das ações promovidas, como a doação anual de livros, galileoscópios e planisférios, e a aquisição de novas ferramentas de ensino. “Para ampliar o conhecimento científico dos jovens adquirimos um planetário digital para ser utilizado em todos os nossos eventos”, revela.
ATIVIDADES PRÁTICAS – Todas as escolas participantes têm à disposição sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas em sala de aula. No site da olimpíada, é possível ler observações astronômicas e instruções de como construir os relógios de Sol e Estelar, o planisfério celeste rotativo, montagem e lançamento de foguetes confeccionados com garrafas pet.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências astronômicas e espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2015) abrirá suas inscrições para o próximo ano a partir de janeiro.
Os alunos mais bem classificados poderão representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana de 2016, além de participarem do Space Camp e das Jornadas Espacial e de Foguetes.
FONTE:
Departamento de Jornalismo