Rio das Ostras é destaque na grande mídia por dar boa destinação aos royalties do petróleo

Investimentos em saneamento foram citados pelo Jornal O Globo

Mais uma vez Rio das Ostras foi destaque na grande mídia por conta da correta destinação dos royalties. No Caderno de Economia do jornal O Globo do último domingo, dia 9, obras de saneamento, educação e infraestrutura foram citadas como bons exemplos custeados pelos recursos. A matéria aborda o avanço da cotação do dólar e do preço do petróleo no mercado internacional, gerando uma maior arrecadação para os municípios que recebem influência da Bacia de Campos, a maior produtora de petróleo do País.
Em entrevista ao O Globo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jonas Lopes de Carvalho Júnior, disse que agora muitos municípios estão investindo corretamente em escolas, hospitais e creches.
É o caso de Rio das Ostras que, mesmo diante do desafio do maior crescimento populacional do País, conseguiu se manter como exemplo na aplicação de receitas direcionadas à saúde, educação e infraestrutura, em especial.
Em menos de oito anos a Administração Pública investiu em saúde de média e alta complexidade, fez a primeira parceria público-privada em saneamento no País, construiu 7 escolas e está finalizando mais três unidades de Ensino Fundamental, entre outros investimentos.
“A exploração do petróleo na região nos trouxe o desafio de atender a uma população que aumenta a cada dia e, de outro lado, viabilizou a implantação de projetos e serviços que hoje servem de modelo para o Brasil. Ficamos muito satisfeitos em proporcionar mais qualidade de vida para a população, qualidade essa que atrai, diariamente, gente de todos os cantos do País para Rio das Ostras”, declarou o prefeito Carlos Augusto.
Rio das Ostras ganhou destaque por seu desempenho no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – IFDM, que aponta o município como o melhor do interior do Estado em qualidade de vida, considerando desenvolvimento em emprego e renda, educação e saúde.
DESTINAÇÃO DOS ROYALTIES – Na Saúde, a Administração equipou o Hospital Municipal com aparelhos de última geração para diagnóstico e tratamento, e ainda criou um Centro de Terapia Intensiva – CTI. Também foi criada uma Unidade de Dor Torácica – UDT, a única do Interior do Rio, para atendimento a pacientes sob risco de infarto.
Na área de saneamento, a Prefeitura concluiu um Sistema de Esgotamento Sanitário que é modelo para o Brasil. O sistema inclui emissários submarino e terrestre, cerca de 160 km de rede coletora, Estação de Tratamento de Esgoto (com capacidade de processamento de 500 litros de esgoto por segundo) e estações elevatórias.
Em se tratando de educação, mesmo sendo uma obrigação do Estado, o município custeia a Educação Infantil e o Ensino Médio. Essa receita ainda é aplicada em merenda de qualidade e uniforme escolar completo para os alunos, material escolar e programas de desenvolvimento profissional continuado para professores da rede.
Os royalties possibilitaram ainda a expansão e estruturação da Zona Especial de Negócios – ZEN, incluindo a construção do Centro de Qualificação Profissional, onde são oferecidos cursos gratuitos de qualificação aos moradores. As obras de infraestrutura da ZEN foram executadas com um investimento da Prefeitura de mais de R$ 15 milhões.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.