Rio das Ostras discute plano de enfrentamento contra o Aedes Aegypti

Rio das Ostras discute plano de enfrentamento contra o Aedes Aegypti

Translator

 

Reunião em São Pedro da Aldeia avalia combate às arboviroses na Baixada Litorânea

Rio das Ostras participou da primeira reunião da Comissão Intergestores Regional – CIR e do Núcleo de Desenvolvimento de Vigilância em Saúde – NDVS de 2025. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 5, em São Pedro da Aldeia, reunindo gestores e técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde.

Durante a reunião, foram apresentados e debatidos os parâmetros atuais sobre a situação das arboviroses na Baixada Litorânea, incluindo Dengue, Zika e Chikungunya. Também foram discutidos os planos de contingência para o enfrentamento dessas doenças e a importância de um engajamento mais estreito entre os setores de vigilância em saúde e as unidades de atenção básica e especializada.

Um dos destaques da pauta foi o plano “Vigidesastre”, que busca integrar ações de saúde pública às estratégias de enfrentamento de desastres ambientais, considerando os impactos crescentes das mudanças climáticas na região. “A troca de experiências entre os municípios é essencial para fortalecer as ações de vigilância e controle, especialmente diante de um cenário climático que favorece a proliferação de vetores”, afirmou Nirvana Braga.

Esses encontros periódicos promovem a integração entre representantes do Estado e dos municípios, permitindo uma análise conjunta das demandas regionais e a formulação de estratégias mais eficazes para proteger a população.

Participaram do encontro Nirvana Braga, coordenadora de Vigilância em Saúde; Giselle Costa, chefe da Vigilância Epidemiológica; Joseneide Cavalcante, responsável pelo controle de vetores; e Maria Christina de Souza, assessora técnica da coordenadoria.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.