Rio das Ostras deu início a plano especial de combate ao mosquito
Ação no sábado reuniu mais de 100 guardas sanitários no Âncora. Próxima será 9 de janeiro, em Cidade Beiramar
Conscientização e orientação são as principais ferramentas utilizadas pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e febre zika.
A Prefeitura montou um plano de ação contra o mosquito, com ações complementares ao trabalho rotineiro da Vigilância em Saúde. A primeira operação aconteceu no sábado, dia 12, quando mais de 100 guardas sanitários estiveram no Âncora, vistoriando imóveis, identificando e eliminando focos e conversando com os moradores. A localidade registra um dos maiores índices de infestação do mosquito.
O objetivo da Prefeitura é se antecipar ao esperado aumento do número de casos no Verão. Outras operações estão sendo planejadas para intensificar o controle do vetor. A próxima já está marcada para o dia 9 de janeiro, em Cidade Beiramar.
As ações incluem atividades educativas e lúdicas. Profissionais da área de Educação em Saúde da Prefeitura se vestem de palhaço e até de mosquito para chamar a atenção dos moradores e conquistar mais colaboradores nessa luta contra o Aedes Aegypti.
—
Departamento de Jornalismo