Rio das Ostras debate Educação em Conferência Municipal aberta à participação da comunidade

Educadores, representantes da Prefeitura e de organizações não governamentais e moradores interessados no tema podem fazer sugestões ao documento-referência

Debater o ensino e ajudar a traçar políticas públicas para o setor. Quem comparecer à 9ª Conferência Municipal de Educação de Rio das Ostras poderá contribuir com esses objetivos ao conhecer e propor emendas para o documento-referência que será levado à Conferência Nacional, que acontece em fevereiro de 2014. A abertura do evento municipal será nesta sexta-feira, dia 28, às 18h, no Colégio Municipal Professora América Adballa, com a participação de representantes da Prefeitura e de organizações não governamentais, além de profissionais e pessoas dispostas a contribuir para a melhoria da Educação no País.

No sábado, dia 29, das 9h às 18h, o evento terá prosseguimento com a discussão e sugestões de emendas ao documento-referência da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). A conferência municipal possui caráter deliberativo, colaborando com a implementação do Plano Nacional de Educação. No documento-referência podem ser sugeridas emendas aditivas, supressivas, substitutivas e as novas que forem aprovadas por mais de 50% dos participantes da plenária.
Com o tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a conferência terá em sua abertura uma palestra com o professor Francisco Carlos Gomes, mestre em Educação Brasileira e secretário de Educação de Quissamã, que fará um panorama geral sobre o assunto. No sábado, ao final da conferência, serão eleitos os 100 representantes da cidade na etapa intermunicipal, que acontece nos dias 3 e 4 de agosto, em Macaé.
Os temas dos grupos de trabalho são os seguintes: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; Qualidade da Educação: Democratização do acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho; Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.