Rio das Ostras dá início ao plantio do feijão em Cantagalo

Projeto do Feijão conta com 90 produtores cadastrados no município

Agora começa a contagem regressiva para a colheita mais esperada pela comunidade agrícola de Rio das Ostras. Esta semana, o município deu início ao plantio de feijão em Cantagalo e produtores rurais da região, com o apoio da Administração Municipal, têm boas expectativas para a safra de 2018.

 

Nesta sexta-feira, dia 26, o prefeito Carlos Augusto e o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes, estiveram em uma das propriedades de Cantagalo para acompanhar o plantio de feijão, juntamente com alguns agricultores familiares da região.

 

O prefeito pontuou que o retorno do projeto do feijão no município é motivo de muito orgulho para todos, pois agrega além da renda para o homem do campo, também o movimento turístico da região. “Acredito no povo de Cantagalo e, com o apoio técnico da secretaria, trazendo as sementes e os insumos necessários, com certeza será um ano de grande produtividade. A ideia é criar oportunidades e uma independência para os agricultores em anos futuros, preparando também para que Rio das Ostras seja um referencial de produtos orgânicos”, acrescentou Carlos Augusto.

 

Para o produtor Rubens Mário Schueller, dono da propriedade visitada, a expectativa é das melhores. Pela primeira vez cultivando feijão, o agricultor acredita que as parcerias foram muito importantes nesse processo.

 

“A Prefeitura está fazendo a parte dela e é uma alegria para todos os agricultores ter esse apoio na preparação do solo, os adubos e sementes. Estou muito feliz porque será uma nova fonte de renda para minha família e esperamos uma boa safra”, ressaltou.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras – Deagro, Ciro Marques, o projeto do feijão conta com 90 produtores rurais cadastrados e a meta de produtividade para a colheita de 2018 é de 1000 quilos por hectare. “O trabalho é para plantio de feijão preto e vermelho e o ciclo é de três meses. Utilizamos semente tratada e também estamos fazendo experimento na agricultura orgânica, usando três tipos de semente, a esplendor, ouro vermelho e xodó”, explicou Ciro.

 

PERSPECTIVAS – O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé, lembrou que Rio das Ostras conta com o Programa Renda no Campo, que tem como objetivo melhorar a renda do produtor rural, fixar o homem do campo e fazer a terra cumprir a função social que é de produzir alimentos e riqueza e que o projeto do feijão tem um trabalho de retorno econômico muito rápido para o produtor rural, que tem o perfil da maioria dos produtores de agricultura familiar.

 

“Nossa proposta é colocar o município dentro do mapa do Brasil como produtor de alimentos e trazer a renda para nosso agricultor em cima do seu próprio trabalho. Isso dá uma grande satisfação para todos nós. Com certeza, este ano teremos uma forte produção e se Deus quiser, em outubro, vamos ter uma grande Festa do Feijão em Cantagalo”, concluiu o secretário.

 

PARCERIAS – Durante a visita, o engenheiro agrônomo e pesquisador da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes de Souza Filho, falou da importância do apoio à agricultura na região.

 

“Participamos desse trabalho de plantio do feijão em Rio das Ostras há muito tempo e julgamos que é da melhor qualidade e de suma importância para o município, que é tipicamente dedicado ao turismo. Quando existe essa parceria e atenção à atividade, especialmente o incentivo ao pequeno produtor, é uma felicidade para nós agrônomos que trabalhamos com o feijão”, completou o pesquisador, que é especialista do produto.  

Também estiveram presentes o chefe da Pesagro-Rio, Ronaldo Soares, e o coordenador do Deagro, Márcio Piratelo.

 

FONTE: ASCOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.