Rio das Ostras dá continuidade à vacinação contra o HPV a partir desta segunda
Equipes da Secretaria de Saúde vão às escolas públicas e privadas, imunizar meninas de 11 a 13 anos
Dando continuidade à campanha do Governo Federal, Rio das Ostras começa nesta segunda-feira, 1º de setembro, a vacinação da segunda dose contra HPV (papilomavírus humano), vírus que pode causar câncer de colo de útero. Equipes da Secretaria de Saúde vão até as escolas públicas e particulares imunizar as meninas de 11 a 13 anos. O calendário completo da campanha em Rio das Ostras segue abaixo.
O cronograma de vacinação começa na segunda-feira nas escolas municipais Ciep Brizolão 349 Mestre Marçal, no Jardim Campomar, Carlos Maurício, Trindade e Profª Marinete Coelho Souza, em Cantagalo, e na escola Maria da Penha de Oliveira, no Palmital. Na rede privada, a vacinação começa dia 9.
A primeira dose da vacina foi ministrada em março deste ano. Em Rio das Ostras, 2750 meninas foram imunizadas contra o vírus. Todas as escolas, públicas e privadas do Município, que têm alunas na faixa-etária da campanha estão sendo contempladas, num total de 37 unidades de ensino.
Seguindo a estratégia do Ministério da Saúde, esta dose é aplicada 6 meses após a primeira. As meninas vão receber ainda uma terceira dose, em 2019, cinco anos depois da fase inicial.
É importante destacar que as meninas que não tomaram a dose inicial, em março, devem se vacinar agora, nesta segunda fase da campanha. Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar um termo de autorização assinado pelos pais. Os termos estão disponíveis na direção das escolas. As meninas que receberam a primeira dose mas já completaram 14 anos ainda assim devem tomar as doses seguintes.
A chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Louise Andrade, explica que a ação nas escolas foi uma estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde para introdução da vacina contra o HPV no calendário regular. “A partir de 2015, a vacina já estará inserida na rotina de vacinação e será ministrada nos postos de saúde”, explica Louise.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO