Rio das Ostras cuida da qualidade do comércio de alimentos da cidade

Prefeito Sabino vem se reunindo com ambulantes e comerciantes do setor, buscando padronização e melhorias

A organização e o cuidado com a cidade são responsabilidades de todos. Partindo desses princípios, o prefeito Sabino vem se reunindo com comerciantes e ambulantes de Rio das Ostras para tratar questões como a gestão do lixo gerado pelas atividades, cuidados de higiene e padronização do comércio alternativo. Nesta semana, o prefeito realizou reuniões com os empresários do setor de hortifrúti, vendedores de churrasquinho e permissionários dos quiosques da cidade para tratar dessas e outras questões.
Uma das principais preocupações do Município é a destinação correta do lixo. Atualmente, a secretaria de Ambiente recolhe, por dia, quase 125 toneladas de resíduos, sendo 20% desse volume gerados pelo comércio.
Em relação aos hortifrútis, o lixo gerado, se acumulado, atrai animais vetores de doenças, trazendo risco à Saúde Pública. Durante o encontro, foi sugerido que os fornecedores dos produtos alimentícios fiquem responsáveis pelo recolhimento dos caixotes com as sobras. Os resíduos também devem ser embalados em sacolas plásticas e só levados para o lado de fora na hora da coleta, que no município acontece às 6h e às 22h.
Os empresários também se mostraram comprometidos em cuidar melhor do lixo gerado em seus estabelecimentos.
Churrasquinhos – Em outro encontro, dessa vez com os ambulantes que comercializam churrasquinho, a Administração Municipal sugeriu a padronização dos carrinhos para atender as exigências de Vigilância Sanitária, no que se refere à questão de armazenamento e refrigeração dos alimentos. A padronização também confere um aspecto mais atrativo e organizado ao consumidor.
“Rio das Ostras não é a mesma de 20 anos atrás e o nosso comércio precisa se modernizar para atender à demanda de mercado. Além disso, precisamos compartilhar, Poder Público e comerciantes, as responsabilidades pelos cuidados com a saúde da nossa população, com a organização do município e com a gestão de resíduos”, disse o prefeito.
Quiosqueiros – Na reunião com os permissionários dos quiosques, um dos principais assuntos tratados foram os aspectos legais da atividade. O prazo de concessão dos permissionários que atuam nos quiosques de Costazul está vencido desde dezembro e a situação deve ser regularizada junto à Prefeitura. A permissão obtida também não pode ser vendida ou cedida a terceiros, o que vem ocorrendo

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.