Rio das Ostras convoca pacientes que convivem com HIV/Aids para receber vacina Bivalente
Rio das Ostras convoca pessoas vivendo com HIV/Aids e portadores de outras doenças imunossupressoras para se vacinar contra a Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. O imunizante começa a ser aplicado neste público a partir de terça-feira, dia 2, até 15 de janeiro.
Os pacientes que já fazem o acompanhamento no Serviço de Assistência Especializada, que funciona na Unidade Nilson Marins, na Avenida Campomar, s/nº, em Cidade Beira Mar, devem comparecer a unidade de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
A vacina obtém os antígenos da Ômicron, além de antígenos de cepas passadas, portanto, garantindo maior proteção a quem corre risco de desenvolver a forma mais grave da doença.
Neste momento ela também é destinada a pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos com 12 anos ou mais, que tenham recebido a última dose da bivalente há mais de seis meses.
Para este público, a vacina é disponibilizada nas unidades de saúde que trabalham com o escalonamento, mas o Polo do Turismo vacina todos os dias, das 8h30 às 16h30. Para receber a vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. (Confira a listagem abaixo).
Grupos de imunocomprometidos – Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV/Aids; portadores de imunodeficiência primária grave; quem faz quimioterapia ou radioterapia para câncer; quem tem doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente (maior que 10 mg/dia); pacientes com condições autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas e neoplasias hematológicas.
Estas condições de saúde devem ser comprovadas com a apresentação de laudos e receitas médicas.
IMUNIDADE – Segundo dados do Ministério da Saúde, diversos estudos já mostraram que, com o tempo, a imunidade adquirida com a vacinação contra o SARS-CoV-2 tende a cair e, desde o início da pandemia, o coronavírus vem sofrendo mutações. Por isso, é importante estar com as doses de reforço em dia para continuar protegido.
Confira a escala de atendimento para a vacinação das unidades de saúde abaixo:
Unidade Básica de Saúde – Jardim Mariléa
Segunda-feira – das 8h30 às 16h30
Junto com o atendimento de vacinação de rotina
Estratégia de Saúde da Família – Mar do Norte
Segunda-feira – 8h30 às 16h30
Junto com o atendimento da vacinação de rotina
Estratégia de Saúde da Família – Cidade Praiana
Quarta-feira – das 8h30 às 16h30
Junto com o atendimento da vacinação de rotina
Estratégia de Saúde da Família – Cantagalo
Quarta-feira – 8h30 às 16h30
Junto com o atendimento da vacinação de rotina
Estratégia de Saúde da Família – Rocha Leão
Quarta-feira – 8h30 às 16h30
Junto com o atendimento da vacinação de rotina
Estratégia de Saúde Dona Ediméia – Nova Esperança
Sexta-feira – das 8h30 às 16h30
Junto com o atendimento da vacinação de rotina