Rio das Ostras conta com ecoponto para descarte correto do material reciclável
Papel, plástico, metal e vidro podem ser entregues a qualquer hora; lixo eletrônico, pilhas e óleo de cozinha somente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
No Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) a reciclagem é levada a sério. A unidade da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, localizada em Nova Esperança, conta com o Ecoponto para descarte de papel, plástico, metal, vidro, óleo de cozinha, pilhas e lixo eletrônico. Todo material recebido é entregue a empresas parceiras e catadores cadastrados para ser reaproveitado, colaborando com a preservação dos recursos naturais.
Na área externa do Cedro ficam os depósitos, separados por cor, cada um destinado a um tipo de resíduo (papel, plástico, metal, vidro). É possível levar esse tipo de material em qualquer horário. “Contamos com a colaboração de todos e pedimos que não joguem lixo não reciclável no local. Para esse tipo de resíduos, temos a coleta domiciliar”, explicou Leandro Lima, que coordena o Cedro.
Óleo de cozinha, pilhas e lixo eletrônico não são armazenados na área externa. Devem ser entregues dentro da sede do Cedro em horário de expediente: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os funcionários também recebem outros materiais como livros, CDs, brinquedos, roupas e eletrodomésticos (micro-ondas, fogão, televisores e outros). Em caso de dúvida, não deixe de ligar para o telefone da unidade: (22) 2771-4350.
Leandro enfatiza que todo esse material é entregue a empresas credenciadas e capacitadas para fazer a reciclagem. “Parte do óleo de cozinha recolhido é utilizado em nossas oficinas de sabão ecológico. Distribuímos esse sabão, que é de excelente qualidade, para os alunos e a Fazenda Parque, onde funciona o Programa de Saúde Animal”, explica o técnico agrícola.
O endereço do Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) é Avenida Linda, s/nº, em Nova Esperança, ao lado da descida da ponte.