Rio das Ostras consulta população sobre nova Unidade de Conservação Municipal
Estudo está disponível no site da Prefeitura e na Sede da Secretaria de Meio Ambiente
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está disponibilizando para consulta pública a proposta de criação de uma nova Unidade de Conservação Municipal, a Área de Proteção Ambiental Marinha-Costeira da Restinga Sarnambi (APAMC).
A consulta pública tem o objetivo de dar transparência, além de possibilitar a contribuição da população e a sua participação. O documento completo está disponível no site da Prefeitura, por um período de 30 dias para consulta e contribuições, no link www.riodasostras.rj.gov.br/consultapublicaapamc .
As contribuições poderão ser enviadas durante este período para o e-mail apadarestingasarnambi@gmail.com
O estudo também pode ser consultado na Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Superintendência de Gestão Ambiental, localizada no Parque Municipal Natural dos Pássaros, na rua Petrópolis s/nº, no Jardim Mariléa.
APAMC – A nova Unidade de Conservação APAMC vai abranger uma porção marinha e outra terrestre, conectando três outras UCs: o Monumento Natural dos Costões Rochosos, a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus e a APA – Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry.
O papel da nova Unidade é garantir a manutenção dos ecossistemas – principalmente a vegetação de restinga – proteger a biodiversidade marinha e costeira, além de ser um importante patrimônio natural para as gerações presentes e futuras.
Nesse contexto, é essencial disponibilizar espaço para o recebimento de sugestões.
ESTUDO – O estudo técnico foi elaborado por um Grupo de Trabalho formado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e profissionais ligados à UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e à UFF – Universidade Federal Fluminense.