Rio das Ostras conscientiza população para vacinação contra HPV

Campanha amplia público-alvo e inclui jovens, homens e mulheres, até 19 anos
A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Rio Ostras orienta a população sobre a importância da vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para evitar infecções que podem levar a diferentes tipos de câncer e verrugas genitais.
A vacinação é recomendada para meninas e meninos, com idade entre 9 e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). No entanto, seguindo orientações do Ministério da Saúde, a campanha, que vai de agosto a dezembro, vai aumentar a faixa etária até 19 anos, para homens e mulheres.
A imunização contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção contra infecções causadas pelo vírus e suas consequências, incluindo o câncer do colo do útero, que é uma das principais causas de morte em mulheres. A vacina não só protege quem se imuniza, como também ajuda a reduzir a transmissão do vírus para outras pessoas.
A vacina contra o HPV ajuda o corpo a desenvolver anticorpos contra os tipos mais comuns do vírus, prevenindo a infecção e suas complicações. A eficácia é melhor quando administrada antes do início da atividade sexual, mas também pode ser benéfica para pessoas que já tiveram contato com o vírus.
HPV – O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A vacinação é a medida mais eficaz para prevenção contra a infeção pelo HPV. A vacina é segura e a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV (tipos 6, 11, 16 e 18).
Para se imunizar, é preciso tomar duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece 6 meses após a primeira aplicação.
Em Rio das Ostras a população deve buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para receber informações e se vacinar.
Vale destacar que não basta tomar apenas a primeira dose e que é preciso completar o esquema vacinal.