Rio das Ostras conquista prêmio na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras foi destaque na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Macaé. A equipe Alquimista, da Escola Municipal Professora Rosângela Duarte Faria, conquistou o Prêmio Cooperação do nível 1, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Capitaneadas pelo professor Daniel Mendonça, os alunos participaram de dinâmicas e atividades que têm como o objetivo estimular o interesse pela tecnologia e inovação entre os jovens.
Na ação, o desafio dos estudantes era construir um robô autônomo que fosse capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre, passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana.
“Nossos alunos se destacaram na categoria Cooperação, que leva em consideração os valores na criação dos robôs, soluções sustentáveis e trabalho em equipe, com o compartilhamento de informações para superação dos desafios”, destacou a coordenadora de Inovação e Robótica Educacional, Luemy Ávila.
A OBR reúne equipes de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A etapa regional contou com 50 equipes e aproximadamente 300 estudantes das cidades de Cabo Frio, São João da Barra, São Pedro da Aldeia, Quissamã, Itaperuna, Campos dos Goytacazes e Macaé.
ROBÓTICA – A robótica educacional e a cultura maker estão presentes na inovação tecnológica da Rede Municipal de Rio das Ostras. O programa é realizado nas escolas municipais Elson Pinheiro, Profª Rosângela Duarte Faria, Francisco de Assis Medeiros Rangel, João Bento Duarte Neto, Sebastião Loubach, Vereador Pedro Moreira dos Santos, na Escola Estadual Fazenda da Praia Municipalizada e no Colégio Municipal Profª América Abdalla.
Além das unidades escolares, a Secretaria conta com o OSTRALAB – Laboratório Criativo. O espaço atua na gestão das inovações pedagógicas, formação, criação e extensão universitária e enriquece as possibilidades de construção da computação educacional.