Rio das Ostras comemora Semana da Luta Antimanicomial

Além de sensibilizar quanto à reintegração social de pacientes, evento marca ainda o aniversário do Caps

A Prefeitura de Rio das Ostras programou uma série de eventos para marcar a Semana Comemorativa do Dia da Luta Antimanicomial. As ações seguem até 16 de maio, sexta-feira. Com o tema "É normal ser Diferente", a programação inclui o primeiro aniversário do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras.

O evento tem o objetivo de sensibilizar e debater com a população a importância da integração social do paciente portador de transtorno mental, marcando o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.

Aberta no dia 12, a programação incluiu apresentação e a venda de produtos feitos pelos pacientes atendidos pelo Programa de Saúde Mental da Prefeitura, na Praça José Pereira Câmara.

Dia 13, terça-feira, às 9h, acontece a Caminhada da Harmonia, reunindo pacientes, familiares e amigos da Saúde Mental. O grupo se concentra na Praça São Pedro, no Centro.

A apresentação da Dança Senior, com usuários e familiares, acontece na quarta-feira, às 15h, no Centro de Reabilitação de Rio das Ostras. Neste mesmo dia, às 18h30, no mesmo local, será ministrada uma palestra sobre dependência química.

Na quinta-feira, 15, às 10h, a comunidade está convidada a participar de uma Terapia Comunitária, no Posto de Saúde do Praia Âncora. À tarde, às 15h, participantes do Programa de Saúde Mental assistem e discutem o filme "Happy Feet", no Centro de Reabilitação.

O último dia de eventos, 16, inclui uma dinâmica de grupo, oficina de mandala e uma roda de conversa sobre medicamentos, voltada para as pessoas com transtorno mentais atendidas pela rede municipal e seus familiares.

Encerrando a programação, haverá uma celebração pelo primeiro aniversário do Caps. O centro tem sido uma importante alternativa às internações em hospitais psiquiátricos, cuidando do paciente sem restringir seu convívio social. Nesse ano de existência, o Caps reduziu em 50% as internações de pacientes de Rio das Ostras nos hospitais psiquiátricos do Estado.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.