Rio das Ostras comemora Dia da Saúde Bucal com eventos a partir desta quarta
No próximo dia 25 de outubro comemoram-se o Dia Nacional de Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista.
A Prefeitura de Rio das Ostras, que tem um dos mais completos Programas de Saúde Bucal entre as redes públicas do País, não deixaria a data passar em branco. A partir desta quarta-feira, 23, de 9h às 17h, acontecem ações educativas e preventivas no Centro Esportivo Francisco Leite, no Village, envolvendo crianças e jovens integrantes dos projetos.
Ainda na programação, a equipe vai levar informações importantes sobre prevenção de doenças bucais em bate-papos com os integrantes do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente – Nasa, nas unidades de Cidade Praiana, no dia 24, às 8h30, e no Praia Âncora, às 14h do dia 30 de outubro.
Os participantes dos projetos vão entender a relação da Saúde Bucal com a prevenção de diferentes tipos de doenças, algumas delas que prejudicam o rendimento de atletas. Vão aprender também como agir no caso de traumas e choques na boca, que costumam acontecer durante as atividades esportivas.
Já os adolescentes do Nasa vão ouvir orientações gerais sobre higiene e saúde da boca, sobre a importância do acompanhamento e consultas ao dentista durante os períodos de infância e adolescência. Vão ainda conhecer sobre assuntos específicos de interesse do grupo, como uso de piercing na boca e língua.
SAÚDE BUCAL – A rede municipal de Saúde conta com 20 consultórios de odontologia, distribuídos pelas unidades, com uma média de 8 mil pacientes atendidos por mês. Rio das Ostras oferece à população serviços diferenciados, como cirurgia buco-maxilofacial, tratamento de canal (endodontia), tratamento das gengivas (periodontia) e ortodontia, tratamento que inclui produção de aparelhos fixos e móveis para correção dos dentes e arcadas. Colocação de prótese, serviço de raio-x, odontopediatria e atendimento a pacientes especiais e a gestantes estão incluídos nos serviços prestados na rede. O Programa oferece serviço de emergência odontológica 24 horas no Pronto-Socorro, com média de 35 atendimentos diários.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social