Rio das Ostras combate dengue com ações práticas nas escolas
Alunos identificam possíveis focos do mosquito na escola e saem às ruas para encontrar e eliminar criadouros
A Secretaria de Saúde está mobilizando alunos e professores para combater a dengue em Rio das Ostras. Equipes da Vigilância em Saúde estão percorrendo as escolas, promovendo atividades teóricas e dinâmicas sobre a doença e sua prevenção.
Nesta segunda, dia 16, a partir de 8h, os técnicos vão estar na Escola Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Centro.
Nesse dia, estudantes, professores e técnicos farão uma caminhada pelo bairro, conversando com moradores e comerciantes e identificando possíveis criadouros do mosquito, em uma ação em Educação Ambiental e em Saúde.
O trabalho inclui a análise das larvas de mosquito encontradas nas escolas e arredores, em um microscópio disponível no local, para que os estudantes possam conhecer melhor a biologia do mosquito.
IMERO – No último dia 12, as equipes da Vigilância em Saúde estiveram no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero, promovendo atividades educativas. Mais de 80 jovens, do curso de formação de professores, foram sensibilizados e orientados sobre o risco da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e da Febre Zika.
O objetivo da Secretaria de Saúde é que esses alunos se tornem multiplicadores e colaboradores na orientação sobre cuidados com os depósitos de água parada, lixo, calhas de chuva e terrenos baldios que contribuem para a proliferação das larvas do mosquito.
“Na dinâmica inicial, os alunos julgavam que o problema não era deles. Ao final, todos concluíram que a Saúde é um problema de todos e que cada um deve fazer a sua parte para juntos vencerem o problema”, conta Regina Glória Ramos, que atua na área de Educação em Saúde, da Vigilância em Saúde.
FONTE:
Departamento de Jornalismo