Rio das Ostras celebra o Dia Nacional do Socorrista com equipe do Resgate

Na solenidade, que contou com a presença do prefeito Carlos Augusto Balthazar, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões, além de outras autoridades municipais, os servidores receberam um certificado de Honra ao Mérito pelo serviço prestado e ouviram uma palestra motivacional ministrada pela psicóloga Katheleen Ricci.
O prefeito Carlos Augusto Balthazar destacou a importância do serviço do Resgate no Município. “O Resgate é uma política pública de Saúde criada em 2006, ainda no nosso primeiro Governo, que deu muito certo e que vem salvando milhares de vidas. Esse projeto foi criado por um grupo de servidores que estavam empenhados em agilizar esse serviço. Eles me apresentaram o projeto e, vendo a satisfação da equipe, criamos. É importante ressaltar que é a vontade de cada servidor que faz o serviço funcionar de forma ágil e eficiente. Nesses seis meses de atuação, nesta atual gestão, conseguimos resgatar esse serviço e estamos conseguindo resgatar a Cidade. Essa homenagem representa a valorização que almejamos para o servidor com o seu trabalho. Todos estão de parabéns”, elogiou o prefeito.
Fábio Simões falou do orgulho de trabalhar com uma equipe de Resgate que vem sendo considerada a melhor de toda a Baixada Litorânea. “O serviço do Resgate estava abandonado e conseguimos recuperá-lo. Já conseguimos novos equipamentos e vamos conseguir muito mais. Podem ter certeza de que vem muita coisa boa por aí”, declarou.
O coordenador do Resgate, Ricardo Macedo, enfatizou a importância da valorização dos profissionais. “O reconhecimento que estamos tendo da Administração Municipal vem servindo como combustível para o nosso trabalho e se traduz em mais motivação e comprometimento no dia a dia”, falou.
HISTÓRIA DE SUCESSO – A Equipe de Resgate começou a atuar em 2006, com 10 socorristas. A experiência foi um sucesso, reduzindo o tempo de chegada do atendimento de emergência de 15 para no máximo cinco minutos, graças à ação dos motociclistas no trânsito. O resgate ágil é determinante para reduzir o risco de morte ou de incapacitação permanente da vítima.
Somente nesses seis primeiros meses, o Resgate já superou a marca de 2 mil atendimentos em 2025.
ATENDIMENTO – O serviço de Resgate atua em casos de acidentes em residências ou vias públicas, surtos psiquiátricos, apoio aos guarda-vidas em casos de afogamentos, paciente em parada cardiorrespiratória, intoxicação, envenenamento e queimaduras graves, vítimas de maus-tratos, trabalho de parto, pacientes com pico de hipertensão, lesões por arma de fogo ou armas “brancas”, crises convulsivas, crises de ansiedade e outras situações com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.
O Resgate atende 24 horas, pelo número 192.