Rio das Ostras capacita trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
Nesta terça-feira, dia 1, Rio das Ostras deu início à Jornada de Formação e Atualização dos Profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento tem como objetivo dar continuidade ao processo de capacitação de gestores, trabalhadores e conselheiros que atuam no Suas. A jornada acontece até sexta-feira, dia 4, no auditório da Faculdade CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
Durante a cerimônia de abertura, a secretária de Assistência Social, Eliara Fialho, destacou a importância da acolhida no Suas. “Precisamos estar atentos às demandas dos nossos usuários, sem julgamentos, pois acolher bem é parte das políticas que garantem os direitos daqueles que buscam nossas unidades”, afirmou.
Além da secretária, estiveram presentes na mesa de abertura a oficineira de teatro Neila de Lucena, o advogado e integrante do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, e Roseny Ricaldi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ao longo dos quatro dias, os palestrantes buscarão promover a participação ativa e dinâmica dos profissionais, integrando teoria e prática, e proporcionando momentos de debate e esclarecimento de dúvidas.
A equipe do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II ministrará uma palestra específica para os profissionais que atuam na política de Assistência Social, com o objetivo de disseminar conhecimento e fortalecer a emancipação dos indivíduos. O foco será acolher todas as pessoas, sem distinções ou preconceitos.
Técnicos da Secretaria de Saúde também contribuirão com a capacitação, ministrando uma palestra sobre Primeiros Socorros. Além disso, a Defesa Civil instruirá os profissionais sobre proteção e combate a incêndio.
A Jornada de Formação e Atualização dos Profissionais do Suas em Rio das Ostras busca aprimorar o atendimento e os serviços prestados à população, garantindo o acolhimento adequado e a melhoria contínua das políticas sociais. “A capacitação dos profissionais é fundamental para que o Suas possa cumprir sua missão de oferecer apoio e assistência a todos que necessitem”, conclui Eliara.