Rio das Ostras avalia Educação para traçar estratégias de melhoria continuada

Com o Sistema de Avaliação da Educação de Rio das Ostras (Saero), implantado em 2007, a rede municipal tem garantido a qualidade do ensino, a melhoria do desempenho dos alunos e a valorização dos profissionais do setor.

Desde o dia 15 de outubro, estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental de todas as escolas estão fazendo as provas. A partir dos resultados são traçadas estratégias para um aprimoramento continuado da Educação.

“O Saero implementa esforços coordenados e planejados com o foco na qualidade do ensino, tendo como instrumento norteador a avaliação da aprendizagem. A avaliação continuada tem como benefício a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar, aprimoramento da gestão educacional, aumento de satisfação de nossos alunos e de seus familiares e maior produtividade dos profissionais”, explica a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

Realizada ao longo do ano letivo, a Avaliação Sistêmica tem os seus resultados registrados em gráficos e relatório, para imediata atenção às necessidades apresentadas. É um diagnóstico com levantamento de dados coletados em cada unidade escolar, apresentando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, atendidas também com cursos de formação continuada para os professores.

PROVA BRASIL – Além de fazer um diagnóstico completo da rede municipal, o Saero prepara os alunos para a Prova Brasil, que acontece a cada dois anos. Essa avaliação é um dos indicadores usados pelo MEC para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Rio das Ostras tem se destacado. A cidade ficou com o terceiro melhor resultado do Estado do Rio de Janeiro no Ideb de 2007 e 2009, ultrapassando as metas projetadas pelo MEC para os próximos anos.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.