Rio das Ostras atingiu meta do MEC

Avaliação dos alunos confirma que Rio das Ostras atingiu meta do MEC para 2011

Secretaria de Educação mediu desempenho das turmas do 1º ao 9º ano e está preparando professores e alunos para a Prova Brasil

 

        O resultado das provas de avaliação sistêmica, aplicadas pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras a todas as 40 unidades da rede municipal, confirmou os bons índices do ensino na cidade. Todas as escolas alcançaram a meta do Ministério da Educação (MEC) para 2009, sendo que algumas conseguiram notas ainda melhores, o que fez com a média geral do município superasse a estimativa do governo federal para 2011. Esses índices foram apresentados ao prefeito Carlos Augusto e aos diretores das escolas na sexta-feira, dia 25.

“Nosso objetivo com o Saero – Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras, que foi implantado em 2007, é apresentar os indicadores para que cada unidade de ensino possa fazer um trabalho mais direcionado. Em comparação com a primeira avaliação, houve um crescimento na média de todas as escolas”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

         Rio das Ostras ficou com o terceiro melhor resultado do estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007. A cidade, que recebe sempre novos moradores e teve o maior crescimento populacional do estado, está se preparando para a Prova Brasil, que deverá ser realizada a partir de 19 de outubro.

        

         Diagnóstico – As avaliações sistêmicas realizadas pelos alunos são uma preparação para a Prova Brasil, mas o objetivo do programa é ainda mais abrangente. Com os resultados é possível mensurar os desempenhos dos estudantes, professores e unidades de ensino. Dessa forma a Prefeitura pode fazer um diagnóstico completo da rede municipal, traçando estratégias para uma melhoria continuada.

Na Casa da Educação, setor pedagógico da Secretaria de Educação, são realizados cursos de atualização permanente para os professores. Com a proximidade da avaliação do MEC, novas estratégias de ação vêm sendo realizadas no local para ajudar os educadores a preparar os alunos para as provas.

“Estamos oferecendo plantões para orientar sobre o conteúdo de Português e Matemática da Prova Brasil, que será realizada por alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Também promovemos estudos dirigidos e curso para trabalhar os descritores da prova, ou seja, o conjunto de conteúdos, habilidades e competências que serão considerados na avaliação”, explica Márcia Alves, coordenadora pedagógica da Casa da Educação.

 

Novo projeto – Durante a apresentação dos resultados da avaliação sistêmica ao prefeito Carlos Augusto foi lançado um novo projeto. Trata-se de "Onze lições para uma educação nota 10”, que consiste em orientar os pais e responsáveis dos alunos e promover a participação deles no ensino dos filhos.

Na reunião foi entregue a cada diretor um banner com as onze dicas, sendo que as escolas também vão receber folderes para ser distribuídos aos pais. O educador Johnny Charles, que coordena o projeto, lembrou que as reuniões de responsáveis, que favorecem o diálogo entre escola e pais, também serão estimuladas e acompanhas pela Secretaria de Educação.

 “A participação dos responsáveis no processo educativo parece ser uma atitude simples, mas fará uma grande diferença no desempenho dos nossos alunos”, afirmou.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.