Rio das Ostras adquire novos imóveis para ampliar rede de atendimento de Saúde Mental
Município se prepara para instalar novo Caps Infantojuvenil e nova unidade de Residência Terapêutica
A Administração Municipal de Rio das Ostras está empenhada na melhoria da Rede Municipal de Saúde, o que inclui os serviços de Saúde Mental. O Município está adquirindo dois novos imóveis, onde serão instalados o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e mais uma unidade do Serviço de Residência Terapêutica.
A aquisição dos imóveis foi oficializada em dois decretos, assinados pelo prefeito Marcelino Borba e publicados na última edição (no 1521) do Jornal Oficial. Os imóveis passarão a integrar os bens patrimoniais da Prefeitura de Rio das Ostras e, em breve, serão entregues à população por meio do Programa de Saúde Mental.
“A aquisição destes imóveis para o Programa de Saúde Mental do Município reforça o nosso compromisso com essa população, que agora terá mais dignidade nos seus atendimentos. Esses são apenas os dois primeiros, pois no próximo ano pretendemos adquirir outros. Estamos trabalhando muito para que gradativamente possamos abolir os imóveis alugados na Secretaria de Saúde”, disse Denilson Santa Rosa, secretário de Saúde do Município.
Para Alessandro Barbosa, coordenador do Programa de Saúde Mental, “esse é um importante avanço, que vai possibilitar ainda mais humanização e qualidade no atendimento das pessoas atendidas pelo Programa, principalmente as crianças que sofrem com problemas mentais, assim como excelente qualidade de trabalho aos servidores que atuam nestes dispositivos”.
Com a aquisição, a partir de 2023, Rio das Ostras passa a contar com um Caps Infantojuvenil e duas unidades de Residências Terapêuticas.
Os dois imóveis passarão por pequenas reformas para adequação e acessibilidade e, em breve, serão entregues para uso exclusivo e definitivo da Rede de Saúde Mental.