Rio das Ostras Adere à Era Digital com Implantação do SEI RJ Municípios

Em um marco significativo para a modernização da gestão pública municipal, o prefeito Carlos Augusto e o secretário Estadual de Transformação Digital, Fernando Braga, assinaram hoje um protocolo de cooperação técnica para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) RJ Municípios em Rio das Ostras. A assinatura do convênio ocorreu durante uma reunião com todo o secretariado municipal no Parque dos Pássaros, na tarde desta segunda-feira, dia 21.
O programa visa digitalizar os processos administrativos da cidade, prometendo economia, celeridade e maior eficiência para a administração pública. O prazo de implantação do sistema é de 90 dias.
A iniciativa, que não acarretará custos para o município, é viabilizada com o apoio da Secretaria Estadual de Transformação Digital, que oferece a cessão gratuita do uso do SEI, acesso à infraestrutura tecnológica, programas de treinamento e suporte técnico contínuo. Com essa parceria, Rio das Ostras ingressa definitivamente na era digital, alinhando-se aos objetivos do Programa RJDigital Municípios de modernizar a administração pública em todo o Estado do Rio de Janeiro.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta que permite a gestão digital de documentos e processos, otimizando fluxos de trabalho, reduzindo a burocracia e aumentando a transparência e acessibilidade dos serviços públicos.
Durante a cerimônia de assinatura, o secretário Fernando Braga enfatizou a importância do passo dado por Rio das Ostras: “Vocês estão fazendo história em Rio das Ostras. Pois reduzindo a burocracia nos processos, vamos melhorar a qualidade do serviço público, como educação e saúde, por exemplo, na cidade.”
O prefeito Carlos Augusto também destacou os benefícios da iniciativa para a população. “Nossa intenção é melhorar ainda mais o atendimento à população, gerando economia e eficiência na administração pública”, afirmou.
A implantação do SEI RJ Municípios em Rio das Ostras representa um avanço estratégico na gestão municipal, contribuindo para a redução de custos com papel e armazenamento físico, aprimorando a tomada de decisões e promovendo um desenvolvimento mais sustentável para a cidade. O município se compromete, ainda, a adequar suas normas e procedimentos internos às práticas de gestão digital e a compartilhar dados para o portal de dados abertos do Estado, visando a elaboração de políticas públicas mais eficazes.