Rio das Ostras abre espaço para discutir políticas públicas sobre ciclismo
Primeiro Bike Papo entre gestores públicos e ciclistas aconteceu neste domingo, dia 21
Neste domingo, dia 21, aconteceu o primeiro Bike Papo de Rio das Ostras. Representantes da administração municipal e de grupos de ciclistas do Município se reuniram para discutir políticas públicas sobre ciclismo a serem implantadas na cidade.
Em Rio das Ostras, há muitas pessoas que utilizam a bicicleta para lazer, trabalho ou como esporte. Com esse ponto de partida, foram analisadas durante o encontro várias questões e projetos que envolvem mobilidade urbana, sustentabilidade, segurança e turismo esportivo, que a cidade pode trabalhar para o fomento da atividade.
Segundo a subsecretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a ideia é agregar campanhas de conscientização e ordenamento urbano, além da realização de eventos do segmento no Município.
“Temos um projeto cicloviário que precisa ser revisto e precisamos dos grupos de ciclistas participando com o conhecimento que eles têm e trocando ideias, para construirmos ações educativas e pensarmos no ciclismo também como grande potencial turístico para nossa cidade”, ressaltou Rose.
INTEGRAÇÃO – O presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj, Rodrigo Rocha, esteve presente ao encontro e disse que essa integração é fundamental para que todos os projetos aconteçam.
“Esse primeiro contato foi muito bom, pois Rio das Ostras já tem um projeto adiantado e agora é preciso avaliar as necessidades da malha cicloviária e trazer os eventos para perto da Federação, agregando todas as modalidades do ciclismo. Tudo isso é importante para fomentar o esporte e o turismo na região”, destacou Rodrigo.
De acordo com informações dos participantes, Rio das Ostras conta hoje com aproximadamente 10 grupos de ciclistas, com mais de 50 pessoas cada um. Segundo o ciclista Marcos Rocha, a manutenção e segurança das vias públicas também precisam ser avaliadas.
“Além do ordenamento e sinalização no trânsito, do trabalho de conscientização nas escolas, o ciclista também precisa de uma estrutura para treinar. Temos que analisar tudo isso para tornar a cidade melhor para todos”, acrescentou.
SINALIZAÇÃO – Durante o encontro, o secretário de Turismo, Alan Machado, lembrou que o Município já conta com uma verba de 900 mil para sinalização turística e que o poder público está racionalizando custos para implementação de projetos. A nova sinalização será implantada por meio dessa verba recebida através de emenda parlamentar, aprovada pelo Ministério do Turismo.
Além disso, foi informado na reunião que a RJ-106 está para ser municipalizada, o que será um grande ganho para Rio das Ostras, facilitando assim a inserção de ações voltadas para as questões discutidas no Bike Papo.
FONTE: ASCOM – PMRO.