Rio da Ostras dá mais um passo para implantação do Geoparque Costões e Lagunas
Há mais de dois anos, Rio das Ostras, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está trabalhando na inclusão do Município no projeto do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, com objetivo de incrementar a atividade turística.
Os geoparques são considerados como soluções para geoconservação de áreas relevantes, a partir do seu uso geoturístico e educacional e do comprometimento das populações residentes nos territórios. O programa internacional é chancelado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro incluiu 16 municípios, de Maricá a São Francisco do Itabapoana, e aguarda a chancela da Unesco. Para que o geoparque passe a integrar a rede mundial, as cidades precisam cumprir uma série de exigências.
Na semana passada, Rio das Ostras deu mais um passo importante implantando a sinalização de identificação do território do geoparque. As placas foram instaladas nos principais acessos à Cidade.
O Município receberá, no próximo dia 24 de julho, a missão da Unesco, que visitará Rio das Ostras para identificar se as exigências foram cumpridas. A equipe visitará o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e os demais locais incluídos no geoparque.
“O Geoparque é um atrativo muito importante para o nosso turismo. Em Rio das Ostras foi descoberta uma raridade geológica e por isso detemos um geossítio de importância internacional”, contou Igor Pessanha, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município.