Retrospectiva 2023: a cultura foi destaque em Rio das Ostras o ano todo
O saldo do trabalho desenvolvido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura durante o ano de 2023 foi muito produtivo. As ações, projetos e serviços aumentaram e permitiram que a população tivesse um maior acesso à Cultura de uma forma geral, além de promover a valorização dos artistas da Cidade em todos os segmentos.
Somente este ano, foram lançados 21 Editais pela Fundação abrangendo diversos segmentos, sendo um processo seletivo para professores e instrutores do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro e 20 chamamentos públicos, com objetos variados: Cursos Livres, Pareceristas, Mentoria Artística, Utilização do Teatro Municipal Joel Barcellos, Espetáculo da Paixão de Cristo, Leripe Cultural, Dança da Cidade, Festival de Música Autoral, Cena da Cidade, Concurso de Presépios, Fomento à Realização de Média Metragem, Fomento à Realização de Curtametragem documental e ficcional, Fomento à Produção de Lives e Vídeos, Videoarte, Videoclipes e Novas Mídias, Fomento à Micrometragens Amadoras, Fomento à Realização de Cursos de Capacitação, Formação e Qualificação no Audiovisual, Fomento à Realização de Feiras Culturais e Fomento à Realização de Projetos Culturais.
Cerca de 500 pessoas participaram do processo que beneficiou quase 300 pessoas e distribuiu mais de R$ 1,5 milhão em prêmios.
Na temporada de 2023, a Fundação promoveu cursos livres de “Alta Costura Prática”, “Artes Plásticas” (Desenho – Aquarela – Pintura), “Ballet”, “Ballet Baby”, “Bateria”, “Canto Coletivo”, “Canto Coral”, “Canto: Técnica Vocal”, “Culinária para iniciantes”, “Cestaria em Crochê com Fio de Malha”, ”Circo: Malabares, Acrobacias e Palhaçaria”, “Dança e Defesa Pessoal para Mulheres”, “Dança de Salão”, “Danças Urbanas”, “Danças Urbanas Inclusivas”, “Desenho” (Observação, Retrato e Caricatura), “Desenho Mangá”, “Desenho artístico”, “Pintura em Aquarela”, “Flauta Transversa”, “Guitarra e Violão”, “Hatha Yoga”, “Introdução Descomplicada à Modelagem de Moda”, “Mandalas de Linha em Vareta de Bambu”, “Música e Tecnologia”, “Oficina Livre de Teatro”, “Passos Iniciais para Montar um Brechó Diferenciado”, “Piano e Teclado”, “Percussão e Pandeiro”, “Vivência com Arteterapia – Melhorar o Mundo Começando por Nós”, “Práticas Sustentáveis e Práticas/Experiências de Vida”, “Teatro”, “Teatro Inclusivo”, “Tecido Acrobático”, “Violão para Iniciantes”, “Violão Popular”, “Violão”, “Piano” e “Violino”; dando oportunidade a centenas de pessoas de aprenderem um novo hobby ou para garantirem uma renda extra.
O Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro manteve a tradição de formar alunos nas três áreas e apresentou no meio do ano a Feira da Onda e, neste final de 2023, o Festival da Onda, onde os alunos apresentaram seus talentos para o público de forma gratuita.
Mais de 6 mil pessoas prestigiaram as apresentações gratuitas realizadas no Teatro Municipal Joel Barcellos, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, na Concha Acústica e na própria unidade de ensino da Fundação de Cultura.
Todos os espetáculos no Teatro tiveram lotação máxima, como também nos outros palcos em mais de 26 apresentações de espetáculos de teatro, música e dança, com a participação de aproximadamente 400 alunos dos Cursos Básico e Técnico das três modalidades de ensino.
TEATRO – No Teatro Municipal Joel Barcellos, a unidade contou com 168 apresentações durante o ano, entre shows, peças de teatro, espetáculos de dança, stand up comedy, festivais e palestras atraindo um público de praticamente 26 mil pessoas.
O Soul da Casa, projeto de valorização do artista local, foi outra atração à parte do Teatro. Realizado sempre às quintas-feiras, foram produzidos dezenas de shows dos mais variados ritmos, com homenagens a artistas consagrados e shows autorais.
UNIDADES – Dentre as unidades culturais da Fundação, as novidades de 2023 ficaram por conta da reabertura do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba em maio e do Quiosque do Artesão, no início de dezembro.
Além dessas duas unidades, a Fundação conta com outras 10 unidades: Sede Administrativa, Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão, Casa de Cultura Bento Costa Júnior, Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, Concha Acústica, Fundição de Artes e Ofícios, Loja do Artesão, Empório da Estação, Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira e Teatro Municipal Joel Barcellos.
A Casa de Cultura, que apresentou ao todo 10 exposições artísticas, ultrapassou o número de sete mil visitantes, principalmente em dezembro, quando a Unidade se transforma na residência oficial de Papai Noel. De acordo com o livro de assinaturas, a casa recebeu visitantes de 83 municípios de 15 estados brasileiros, além de Rússia, Portugal, Estados Unidos, Equador e Argentina
NOVIDADE – A maior novidade deste ano foi o lançamento do Projeto da Feira Cultural Vila Rainha que tem o objetivo de fomentar e dar visibilidade aos artistas da Cidade. Em 2023 foram realizadas 29 edições da Feira, com a participação de 1200 artistas e artesãos nos segmentos de Artesanato, Artes Plásticas, Nostalgia, Cultura Geek/Pop, Cultura Urbana e Gastronomia Artesanal
COMUNICAÇÃO – A área de Comunicação também foi outro diferencial este ano. Foram produzidas e publicadas no site oficial mais de 350 matérias. Nas redes sociais, Facebook e Instagram, foram cerca de 3.800 postagens no feed de notícias e 5400 nos stories.
As visitas nos perfis da Fundação de Cultura obtiveram um aumento de cerca de 110% comparado aos dois últimos anos, com um alcance de aproximadamente 85 mil contas nas plataformas.
Este ano, a Rádio Web Froc obteve um alcance de mais de 270 mil acessos e, antes de completar dois anos de existência, com apenas 20 meses de existência, ultrapassou 500 mil acessos, solidificando cada vez mais a audiência do veículo. O objetivo continua sendo a difusão da Cultura, das ações, projetos e serviços da Fundação Rio das Ostras de Cultura e do Poder Executivo, bem como a valorização dos artistas e músicos do Município que contam com esse espaço para divulgação dos seus trabalhos.
Para a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis, o trabalho de toda equipe da Fundação cresce dia-a-dia. “Graças ao comprometimento de toda a equipe, continuamos levando a Cultura para muitos pontos da Cidade, descentralizando nossas ações e entregando para a população grandes espetáculos graças à criatividade e ao empenho de todos. A valorização dos artistas locais continua e não para, bem como o nosso trabalho em prol da cultura do nosso Município. Podem se preparar porque em 2024 teremos muito mais”, avisou a presidente.