Reestruturação acelera andamento de processos de construção

Transferência de sede do Departamento de Licenciamento de Obras e Posturas já gera resultados

Para dar mais celeridade à aprovação de projetos de construção em Rio das Ostras, a Secretaria de Urbanismo e Obras reuniu os departamentos de engenharia, topografia, orçamento, projetos, licenciamento e urbanismo em um só local. Além disso, disponibilizará para download no site da Prefeitura www.riodasostras.rj.gov.br, a partir de sexta-feira, dia 3, a listagem básica com os quesitos para a aprovação de um projeto.

Desde o dia 16 de julho, com a transferência do Departamento de Licenciamento de Obras e Posturas para a sede da Secretaria, os processos foram sistematizados e houve uma reestruturação física e organizacional.  A consulta dos projetos foi transferida para os dias de sexta-feira, o que facilita o atendimento a pessoas de outras cidades. A Secretaria também estendeu os horários de atendimento aos interessados em esclarecer as etapas para a aprovação de um projeto. A medida resultou em um aumento de 30% de atendimentos. Os arquitetos recebem o público de 8h às 11h e de 13h às 16h, na recepção da Secretaria de Urbanismo e Obras. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2771-6398.

A arquiteta Verônica Alves opina que antes da junção de todos os técnicos em um só local era mais difícil a troca de experiências e ideias. “Agora, se temos alguma dúvida, perguntamos ao colega que está ao lado. Ao mesmo tempo em que nos integramos mais, ganhamos agilidade em nosso trabalho”, disse.

O subsecretário de Obras, Marco Antonio Valdeolivas informa que agora apenas um técnico acompanha o processo e realiza a checagem dos requisitos. Para ele, essa mudança também conferiu mais celeridade à aprovação. “Apenas entre julho e agosto, foram protocolados 780 processos de aprovação de edificações. Desses, 600 já foram deferidos e encaminhados para a análise de outros setores. A reorganização está rendendo resultados e a Divisão de Licenciamento de Obras (DILO) já consegue analisar os projetos e aprová-los em até 30 dias”. Marco Antonio informa que nos últimos 40 dias, 86 projetos foram integralmente aprovados.

TOPOGRAFIA – As análises topográficas também geram muitas demandas na Secretaria de Urbanismo e Obras; mas, de acordo com o subsecretário, já se enquadram à nova dinâmica. Segundo Marco Antônio, no ano passado existia uma média de pendência de 540 processos de solicitação de serviços de topografias. “Após a reestruturação dos Departamentos e Divisões da Secretaria, consegue-se manter uma média de 40 processos por mês, apesar da grande demanda”, complementou o subsecretário.  

SERVIÇOS ON-LINE – Para acompanhar os processos de construção, o interessado pode acessar o site da Prefeitura, www.riodasostras.rj.gov.br, de qualquer computador, e também o Sistema Administrativo Livre Integrado (Sali), disponível na Secretaria de Urbanismo e Obras e no Setor de Protocolo da Prefeitura.

O secretário de Urbanismo e Obras, Nilton Teixeira, diz que além da mudança física e dos novos procedimentos, o resgate da autoestima foi um dos principais motivos que aumentaram a produtividade dos funcionários administrativos e técnicos. “Valorizamos o empenho que todos os servidores têm em atingir as metas e os novos resultados, visando a aprovação dos projetos no menor tempo possível, o maior desenvolvimento da cidade e a satisfação dos contribuintes”.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.