Redução de carga horária valoriza dedicação dos professores de Rio das Ostras
Educadores agora terão mais tempo para planejar aulas, fazer cursos de aperfeiçoamento e descansar
Mais tempo para a formação continuada, planejamento de aulas e descanso. A redução da carga horária de todos os professores da Rede Municipal de Rio das Ostras, que passou de 25 para 20 horas semanais, vai trazer benefícios para os cerca de 1.500 educadores e, consequentemente, para todos os alunos. Cumpre lembrar que o horário dos estudantes em sala de aula não será reduzido.
“Em setembro de 2011, aprovamos o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais da Educação de Rio das Ostras. Este ano foi sancionada a lei que assegura a redução da carga horária dos professores, que têm prestado um excelente serviço, garantindo os bons resultados do ensino na cidade”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.
A Lei Municipal nº 1.700/2012 reduziu a carga horária dos professores de 25 para 20 horas semanais. Com o Decreto nº 059/2012, publicado no Jornal Oficial de Rio das Ostras de 31 de agosto, fica determinado que os professores têm um prazo de 45 dias para requerer a alteração da carga horária. Com essa medida a Prefeitura regulamenta a Lei Federal nº 11.738/2008, que assegura que 2/3 do horário dos professores seja cumprido para o desempenho das atividades de interação com os educandos e o restante para planejamento de aulas, pesquisas, reuniões pedagógicas, entre outras atividades.
PROFESSORES APROVAM – Professora da Rede Municipal há 6 anos, Regina Maria Vieira Stutz leciona Língua Portuguesa para turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. Segundo ela, que trabalha também em Macaé, a redução da carga horária vai tornar a sua vida menos corrida e assegurar maior tranquilidade para o planejamento das aulas.
“Considero que essa lei municipal valoriza os professores da cidade. Agora será mais fácil ter uma segunda matrícula na rede pública ou outro trabalho. Os benefícios recebidos nos levam a ter maior comprometimento e dedicação ao ensino”, afirma Regina.
Lecionando há 10 anos na Rede Municipal, Vanderléa da Silva Panisset é regente de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na Francisco de Assis Medeiros Rangel. De acordo com a professora, a nova lei vai garantir um tempo maior para a qualificação e o cuidado com a família. “Eu vou poder me dedicar mais a minha filha de 6 anos e também aos cursos de formação que sempre procuro fazer”, conta Vanderléa.
MELHORIAS CONTINUADAS – A Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras, pela terceira vez consecutiva, ficou entre as melhores do Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os bons resultados também podem ser comprovados pela conquista do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, reconhecido pelo MEC e Unesco. A vitória foi alcançada por meio do Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras (Saero), implantado em 2007 com o objetivo de diagnosticar e traçar estratégias para uma melhoria continuada da Rede Municipal. Cursos gratuitos de formação também são oferecidos para os professores que lecionam para todas as séries. Essas aulas acontecem nas sedes das secretarias de Valorização do Sistema de Ensino e de Educação.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo