Rede municipal volta às aulas com mais alunos e novos cursos para professores

Educadores de Rio das Ostras serão qualificados em informática pelo ProInfo, programa do MEC

No período de recesso escolar, a rede municipal de Rio das Ostras recebeu 200 novas matrículas e hoje já conta com mais de 20 mil alunos. Para assegurar a qualidade do ensino, comprovada pelos bons resultados alcançados no Ideb e Enem, a Secretaria de Educação tem promovido a qualificação continuada dos professores. Um exemplo disso é a parceria com o MEC, por intermédio do Programa Nacional de Tecnologia (ProInfo), que vai promover a partir da próxima terça-feira, dia 10, cursos voltados para educadores realizados pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM).

“Oferecemos cursos de qualificação para os nossos professores em diferentes áreas e hoje a tecnologia educacional é muito importante, possibilitando a valorização dos potenciais dos alunos”, afirma a secretária de Educação, Maria Lina Paixão.

A parceria com o ProInfo vai possibilitar a capacitação de 132 educadores, que vão participar dos cursos de Introdução à Educação Digital e de Tecnologia na Educação. Os dois cursos são semipresenciais, sendo que o primeiro tem carga horária de 40h e o segundo, de 100h.

“No curso de Introdução à Informática o educador vai aprender a usar diferentes recursos, do editor de texto à construção de blog. Já o curso de Tecnologia na Educação será mais teórico, com leitura e discussão sobre o tema”, explica Cláudia Helena Azeredo, coordenadora do NTM.

Segundo Johnny Charles, responsável pela Gestão de Tecnologias Educacionais, que engloba o NTM e outros programas, uma das vantagens do ProInfo é a utilização de um software livre, o Linux. “Nossos alunos aprendem a usar um programa gratuito e isso facilita a inclusão digital, já que nem todos podem ter acesso aos software comerciais”, explica.

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.