Quarta edição da Feira Eco-Ostras reúne projetos de alunos com temática ambiental

A Prefeitura de Rio das Ostras realizou, por intermédio da Secretaria de Educação, a quarta edição da Feira Eco-Ostras reunindo trabalhos de alunos das redes municipal, estadual e particular. Realizada no dia 31 de agosto, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, a feira contou com projetos de natureza investigativa ou de inovação com temática ambiental.

Entre os 48 projetos apresentados por 15 unidades de ensino, foram premiados os três primeiros colocados nas categorias 6º e 7º anos; 8º e 9º anos e Ensino Médio, além dos  vencedores da Gincana Eco-Ostras. Três trabalhos foram selecionados para participar da X Fecti – Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, marcada para os dias 19 e 20 de novembro.

“Todos os projetos que desenvolvemos são voltados para o aprendizado e a valorização dos nossos estudantes. A Eco-Ostras, que chegou à quarta edição, vem motivando alunos e professores a realizar trabalhos e experimentos na área de Ciências e da sustentabilidade”, enfatizou Andréa Machado, secretária de Educação.

O professor de Física Valdecir Telmo, do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), orientou os alunos na realização do projeto. “Como nossos estudantes estão fazendo Curso de Formação de Professores, desenvolveram um trabalho didático, que ensina a fazer receitas culinárias sustentáveis e com economia de energia”, explicou Telmo.

Representando a comissão organizadora da X Fecti, Vera Cascon elogiou a qualidade dos projetos apresentados pela Eco-Ostras. “Por intermédio da feira, os alunos estão tendo a oportunidade de mostrar seus potenciais e os professores podem desenvolver projetos”, Vera enfatizou.

A Feira Eco-Ostras contou com apresentações artísticas dos alunos da Escola Municipal Henrique Sarzedas e do MC Nathan junto com outros integrantes do Projeto Educar Pela Paz, que também ministraram aulão de coreografia.

PROJETOS – Trabalhos criativos e bem elaborados com enfoque na sustentabilidade, como os de reuso da água, aquecedor solar, gerador eólico, dessalinização da água, energia gerada pelo lixo, reaproveitamento da água da chuva, robô guindaste elétrico, chuveiro sustentável, entre outros, foram apresentados durante a Eco-Ostras.

Para os estudantes, a feira foi um grande aprendizado. “A dessalinização da água pode ajudar moradores de lugares onde falta água potável”, explica Rafaela Barreto, aluna do 6º ano da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel. Junto com as colegas Analice Lima e Giovanna Souza, sob a orientação de Carla Mello, Rafaela desenvolveu o projeto do dessalinizador solar.

CONHEÇA OS PREMIADOS:

Categoria 6º e 7º anos – 1º lugar: Placa de energia solar – E. M. Maria da Penha de Oliveira; 2º lugar: Exploração de Petróleo – Centro Educacional Toledo; 3º lugar: Braile: adaptações e aprendizagem – E. M. Nilton Balthazar.

Categoria 8º e 7º anos – 1º lugar: Armazenamento de grãos – Centro Educacional Casulo; 2º lugar: Agregando valor ao pequeno produtor – Centro Educacional Casulo; 3º lugar: Bateria que gera energia com água do mar – Escola Municipal Nilton Balthazar.

Categoria Ensino Médio – 1 º lugar: Agregando valor ao pequeno produtor – Centro Educacional Casulo; 2º lugar: Construindo a própria antena HDTV com material reaproveitado – Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero); 3º lugar: Boas práticas na cozinha à luz das Ciências – Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero).

Professor destaque – Caroline Menezes.

Projetos selecionados para X Fecti – Apagador eletrônico – E. M. Inayá Moraes D’Coutro; Agregando valor ao pequeno produtor – Centro Educacional Casulo; Exploração do Petróleo – Centro Educacional Toledo.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.