Qualificação Profissional: Prefeitura de Rio das Ostras abre 700 vagas de cursos somente nos dois primeiros meses do ano

Os cursos são na área de informática, idiomas, comércio e administrativa

A qualificação profissional dos cidadãos riostrenses é uma das prioridades da atual administração municipal. A maior prova disso é que somente nos dois primeiros meses de governo, a Prefeitura disponibilizou mais de 700 vagas em cursos profissionalizantes nas mais variadas áreas.

Dessas 700 vagas, 270 são de cursos em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) na área administrativa, como de cursos de assistente administrativo, inglês, espanhol, informática, recepcionista e estoquista.
As aulas começaram no último dia 12 de março nas unidades do Centro Municipal de Qualificação Profissional, na ZEN, e na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, em Parque Zabulão.
Para os cursos de informática, foram abertas 280 vagas para o Mundo do Trabalho com aulas nos Centros de Inclusão Digital, instalados em Cantagalo, Nova Cidade, Operário, Rocha Leão e São Cristóvão.
A nova formatação do curso inclui quatro módulos: Introdução à Informática, Pacote Office, Fundamentos de Rede, Internet, Ética e Cidadania, com carga horária de 180 horas. Além da nova configuração, foi redefinida a didática utilizada nos cursos e adotada uma programação fixa obrigatória. Após a conclusão do curso, os participantes receberão diplomas atestando sua participação.
Os Centros de Inclusão Digital também abrirão espaço para públicos com outros interesses além da qualificação profissional. Quem quiser ter noções básicas de computação para aprender a usar a internet, por exemplo, poderá optar por realizar os cursos livres. Os Centros também oferecerão acesso livre, com instrutores para orientar o uso de serviços disponíveis na internet, como emissão de boletos de pagamento, impostos, documentos, dentre outros. Outra novidade será a instalação do programa Dos Vox, que adapta o computador a pessoas com deficiência visual.
As 150 vagas restantes para cursos de qualificação foram oferecidas por conta da nova Padaria-Escola que teve sua unidade reformada e ampliada para aumentar a capacidade de atendimento. No local são oferecidos, além do curso de formação de padeiros, confeiteiros, doceiros, turmas para cozinha industrial e auxiliar de cozinha. Os cursos são oferecidos em parceria com a Firjan.

O objetivo da administração é oferecer oportunidades para que o cidadão riostrense possa se qualificar ampliando seu potencial de ingresso no mercado de trabalho. ” Não podemos achar que a região se resume às atividades na área de petróleo e gás. É fundamental que tenhamos bons profissionais em outros setores. As parcerias com instituições como a Faetec, Sesi e Senai servem para dar credibilidade maior aos cursos oferecidos e criar oportunidades em vários segmentos”, disse a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.