Público reverencia Matt Schofield no primeiro dia do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival

Noite de abertura já mostrou que edição 2015 promete repetir sucesso de público e crítica

A platéia do primeiro dia do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival deixou a Cidade do Jazz já de madrugada extasiada pelo som eletrizante de Matt Schofield.

O britânico mostrou para as milhares de pessoas presentes porque é tido como um dos maiores guitarristas da sua geração. Antes dele, o “bluesman” Cristiano Crochemore já tinha conquistado o público, com sua guitarra e voz marcantes. Como é tradição no evento, a Orquestra Kuarup abriu a programação, com clássicos nacionais.

Treze anos depois de sua criação, o festival continua atraindo novos adeptos. O trio de amigas cariocas Caroline Welch, Carla Lima e Tânia Moraes vieram pela primeira vez ao evento este ano, e foram surpreendidas pela qualidade das apresentações. Caroline, que mora no Texas, nos Estados Unidos, confirmou a fama internacional do festival. “Já havia ouvido muito falar e agora que estou no Brasil pude conhecer. Muito bom!”.

Esta também foi a primeira edição da fotógrafa Ana Nogueira. “Adoro jazz; ouço clássicos como Billie Holiday, Ella Fitzgerald… estou conhecendo aqui novos músicos e novos sons e estou adorando”, conta  Ana, que ainda elogia a qualidade de som.

BLUESMAN – Quem ainda não conhecia o gaúcho Cristiano Crochemore se surpreendeu com o guitarrista, que ainda traz uma voz marcante. Crochemore voltou ao palco do festival quatro anos depois de sua última apresentação. Ele se apresentou acompanhado dos Blues Groovers, banda formada por Otávio Rocha, do Blues Etílicos, na guitarra, Ugo Perrotta e Beto Werther respectivamente baixista e baterista da Big Allanbik. Os Blues Groovers são a “cozinha” de Blues mais experiente e atuante do Brasil. Como convidada especial, o show contou com a talentosa Luiza Casé, atriz e cantora, que foi protagonista na novela “Malhação”, da TV Globo.

KUARUP – Mantendo a tradição, a Orquestra Kuarup abriu o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Este ano, a apresentação foi dedicada à Nana Albuquerque, solista da orquestra, falecida este ano. No repertório, clássicos da MPB selecionados pelo maestro Nando Carneiro, como “Samba de uma Nota Só”, de Tom Jobim, e “É Doce Morrer no Mar”, de Dorival Caymmi. A orquestra é formada por alunos e ex-alunos do curso técnico profissionalizante de música do Centro de Formação Artística. 

CASA DO JAZZ – A Casa do Jazz foi mais uma vez sucesso de público. Quem abriu a programação do dia foi a banda Billy The Kid, que traz o baterista prodígio Enzo Costa, riostrense de apenas 7 anos. Em seguida, apresentaram-se Nego Dé, Dona Opala, Mola Mestra e KM 50. O Clube do Vinil, dedicado aos amantes do som dos discos, também está marcando presença na Casa.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta, 21, o festival continua movimentando a cidade, com as apresentações da Segundo Set Instrumental, vencedora do Concurso de Bandas realizado na última edição do Festival; Gabriel Silva, Carolyn Wonderland, Artur Menezes e o grande destaque, Omar Hakim, um dos bateristas mais bem sucedidos dos últimos 40 anos. Omar já se apresentou com dezenas de artistas renomados, incluindo George Benson, Lionel Richie, Bruce Springsteen, Michael Jackson, Celine Dion, Mariah Carey e Madonna.

 

FONTE:

Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.