Provas estaduais de ciclismo movimentaram Rio das Ostras

Neste final de semana, população prestigiou campeonato de Contra-Relógio e de Estrada 2013

Moradores de Rio das Ostras se posicionaram ao lado do portal de largada, em Nova Cidade, para assistir a duas importantes provas de ciclismo estadual, os campeonatos Contra-Relógio e de Estrada 2013, no último fim de semana. As competições registraram recorde de participação em campeonatos de estrada, com mais de 300 atletas inscritos.

As provas são realizadas pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecierj, com apoio da Prefeitura, dentro do Projeto Rio das Ostras Cidade Bike. Os atletas percorreram a rodovia Norival Martins da Cruz, que liga Nova Cidade à Rodovia do Contorno.
Na competição Contra-relógio, na qual os ciclistas buscaram fazer em menos tempo possível os 13,6 quilômetros de prova, levou a melhor, na elite masculina, Aaron Long, com 18 minutos e 13 segundos, seguido de Felipe Cristiano, com 18 minutos e 26 segundos e Fabiano Mota, com 18 e 37. Os melhores tempos da elite feminina ficaram com Erika Bassi, 23 minutos e 21 segundos, Nathalia Rosa, com 23 e 35 e Mônica Soares, com 24 e 57.
Fabiano Mota foi o grande vencedor do Campeonato Estadual de Estrada, seguido por Pedro Paulo Barbosa e Emerson Santos, todos da mesma equipe.
“A pontuação é importante para que eu volte a liderar o ranking nacional”, disse Fabiano, que conhece bem o circuito de Rio das Ostras. “Eu já tinha uma tática, usando o vento”, explicou o campeão da categoria elite.
Erika Bassi foi a vencedora da elite feminina do Campeonato de Estrada, tendo Nathalia Rosa e Bruna Martins em segundo e terceiro lugares respectivamente.
INCENTIVO – Além das demais categorias da competição, a organização resolveu estimular a participação das crianças da localidade. No domingo, a garotada levou suas bikes para disputar um minicircuito, com direito a troféu.
“É importante envolver nossas crianças e jovens nesses eventos. Estamos trazendo esporte e qualidade de vida para nossa cidade”, afirmou o subsecretário de Esporte Raphael Thuin.
O Eduardo Almeida, representante da Fecierj e da BikeRO, destacou que o recorde de participantes mostra que o Município avança em qualidade e quantidade no que diz respeito aos eventos de ciclismo.
“Participam das competições atletas de projetos esportivos da Prefeitura. A base do projeto é, além de promover o ciclismo, resgatar a história da cidade, dos moradores como os pescadores, que usavam as bicicletas como principal meio de transporte”, lembrou Eduardo.
PARACICLISMO – Representantes da Fecierj aproveitaram a oportunidade para anunciar que Rio das Ostras vai sediar, no dia 24 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo. A competição também valerá pontos para o ranking internacional da modalidade.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.