Projeto social melhora saúde em Rocha Leão

O Grupo Melhor Idade reúne senhoras para trocar experiências

Além do trabalho de atendimento médico, o Posto de Saúde de Rocha Leão, a 20 Km da sede do município de Rio das Ostras, vem fazendo um trabalho social de integração com senhoras da comunidade – o Grupo de Convivência Melhor Idade.

O principal objetivo é a motivação e a troca de experiências entre senhoras da comunidade que fazem tratamento no Posto.

São 16 participantes, que se reúnem todas as quintas-feiras, das 15h às 17h, num salão do Posto de Saúde de Rocha Leão, e são coordenadas pela gerente da unidade de saúde, Lecir da Silva Valadão, carinhosamente chamada de Lili.

“Começamos a observar que as senhoras que faziam tratamento no posto e tomavam remédio controlado precisavam de um outro tipo de trabalho. Reuni minha equipe de enfermagem e fomos fazer visitas domiciliares para saber o que elas gostariam de aprender e de fazer em grupo. Assim formamos o grupo que é uma oficina de bordado, crochê e tricô. Não tem professor, elas trocam experiências e fazem coisas muito interessantes”, explicou Lecir.

O grupo também conta com atendimento de fisioterapeutas do Centro de Reabilitação de Rocha Leão, que desenvolve um trabalho de relaxamento e alongamento durante os encontros semanais.

O material é cedido pela comunidade e nesta quinta-feira, dia 10, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras encaminhou um kit de material para bordados.

O Grupo de Convivência Melhor Idade de Rocha Leão está aberto a qualquer participante e recebe apoio da secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras por meio dos profissionais e da cessão de material.

CAFÉ DA MANHÃ – O secretário de Saúde de Rio das Ostras, Dr. Sérgio Carvalho, esteve no Posto de Saúde de Rocha Leão na sexta-feira, dia 4, para  iniciar naquela localidade o trabalho de humanização do atendimento com o serviço de café da manhã para as pessoas que fazem exame de sangue, que contam também com atendimento pessoal de psicólogo, nutricionista e assistente social.

Nesta visita, o secretário também conheceu o trabalho do grupo de convivência e conheceu algumas participantes. “Este trabalho de integração tem dado bons resultados porque faz um trabalho preventivo de saúde”, disse.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.