Projeto Saúde do Pescador, de Rio das Ostras, se destaca em Seminário Estadual
Iniciativa da Prefeitura foi apresentada no Seminário “Saúde do Pescador e da Pescadora”
Rio das Ostras é referência no Estado também no atendimento de saúde aos pescadores.
O Projeto Saúde do Pescador, implantado em 2013, foi escolhido como experiência pioneira e bem-sucedida a ser apresentada neste mês no Seminário “Saúde do Pescador e da Pescadora”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde. O Seminário reuniu colônias de pesca de vários municípios fluminenses, no último dia 13.
“A recepção foi excelente. O projeto foi muito elogiado e reconhecido como extremamente importante pelos diversos presidentes das colônias de pescadores do Estado presentes ao evento. Também foi reconhecido pelo Secretário de Saúde do Estado, Felipe Peixoto, agradecendo o apoio da Prefeitura, que deu início ao projeto no período em que ele era secretário estadual de Pesca”, contou a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Ana Cristina Guerrieri.
O Seminário Saúde do Pescador e da Pescadora foi promovido em parceria pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, reunindo mais de 150 pessoas.
“Vamos trabalhar em parceria com os municípios para que a rede de assistência seja ampliada, com a oferta de atendimento direcionado aos pescadores, que têm especificidades de alguns tratamentos, além de horários diferenciados disponíveis para o acompanhamento médico”, ressaltou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde.
Além de Rio das Ostras, município pioneiro na implantação do projeto, a experiência de São João da Barra também foi apresentada no evento. O objetivo do Governo do Estado é incentivar cidades com atividade pesqueira a desenvolver iniciativas semelhantes.
SAÚDE DO PESCADOR – Promovido pela Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, o projeto oferece atendimento em turno diferenciado, promovendo consultas de saúde, acompanhamento de exames e vacinação. A unidade de Boca da Barra passou a oferecer atendimento em turno diferenciado, de 16h às 20h, com consultas de saúde, acompanhamento de exames e vacinação. Os trabalhadores têm à disposição atendimento de enfermagem, clínica-geral, dermatologia, odontologia, nutrição e fisioterapia.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social