Projeto Ostrinha na Floresta oferece atividades educativas e de lazer durante as férias

Abertura reuniu centenas de pessoas no Parque Municipal, em Rio das Ostras

A cerimônia de abertura do projeto Ostrinha na Floresta, realizada nesta segunda, 15, reuniu quase 500 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, no Parque Municipal de Rio das Ostras. A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo difundir questões como cidadania e sustentabilidade, promovendo visitas às unidades de conservação e áreas verdes protegidas no Município. O Ostrinha na Floresta acontece de 15 a 26 de julho, e contribui para ocupar o tempo dos estudantes com atividades saudáveis e educativas durante o período de férias.

Para o prefeito Sabino, o projeto apoia a formação e contribui para melhorar a relação entre a escola e a família. “Com o apoio de nossos guardas municipais, instrutores maravilhosos, eles aprendem sobre a conservação da natureza e respeito aos próprios públicos”, disse Sabino.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer a Mata Atlântica e seus respectivos ecossistemas como restingas, manguezais e lagoas costeiras, presentes em diversos pontos do Município, como a Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE de Itapebussus, a Reserva União, o Parque dos Pássaros, o Tayra Eco Parque e o próprio Parque Municipal.

Nicole Goulart, de 8 anos, filha do funcionário público Nilo Marins, participou do projeto Botinho, que tem o objetivo de instruir os participantes sobre conhecimentos das condições do mar, e não teve dúvidas em se inscrever no Ostrinha na Floresta. “É divertido, legal demais. Faço amigos e passeio”, resume. Já Márcia Brian, mãe de Lucas Oliveira, de 12 anos, destaca os benefícios da atividade na vida do jovem. “Moramos em Rio das Ostras há 2 anos. Soubemos da atividade na escola e é a primeira vez que ele participa. Além do esporte e da educação, o projeto permite a integração com a natureza” destaca.

O secretário de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge agradeceu a confiança da comunidade em deixar seus filhos sob os cuidados dos responsáveis pelo projeto. Ele anunciou que em breve os pais poderão realizar a matrícula para os projetos esportivos da Prefeitura. Já o subsecretário de Segurança Pública, Walmir de Paula, observou a importância da transmissão de experiências para os mais jovens. “O que aprendem aqui, eles levam para toda a vida”, completou.

O Projeto Ostrinha na Floresta é uma ação da Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, a Coordenadoria de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o IBAMA (Reserva Biológica União), o Forte Marechal Hermes e a Fazenda Itapebussus.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.