Projeto Feijão colhe mais de 36 toneladas em Rio das Ostras

Projeto Feijão colhe mais de 36 toneladas em Rio das Ostras

Os produtores rurais de Rio das Ostras comemoram mais uma colheita do “Projeto Feijão”.  Nos dois últimos anos, o Projeto Feijão, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca,  beneficiou mais de 50 produtores rurais do Município. A iniciativa inclui o fornecimento de maquinário e assistência técnica, executando todos os processos, que vão desde o preparo inicial da terra até a colheita e a separação dos grãos.

A cultura do feijão é uma atividade tradicional em Cantagalo, zona rural do Município, que por sua vez, por intermédio da equipe técnica do Departamento Agropecuário, vem adaptando o Projeto às necessidades do produtor local. O Município promove um trabalho permanente de acompanhamento e orientação dos agricultores para ampliar o potencial da produção local.

Segundo o responsável pelo Departamento Agropecuário, Givanildo Gomes, o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras ao pequeno produtor é fundamental. “Essa medida foi essencial porque os custos com maquinário e insumos aumentaram muito nos últimos meses”, explicou.

Por sua vez, o engenheiro agrônomo Renato Alves Ferreira relatou que, para obter resultados positivos com a cultura do feijão, é preciso considerar fatores como o solo, temperatura, época e água, entre outros. “A nossa produção poderia ter sido melhor se não fosse o longo período sem chuvas”, completou o técnico.

PRODUÇÃO – Como resultado do “Projeto Feijão”, foram plantados 40,95 hectares e colhidas 36,4 toneladas de feijão, de três variedades: vermelho, preto e carioquinha.  Foi alcançada uma produtividade de 889 kg/ha (por hectare plantado).

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.