Projeto em Rio das Ostras vai incluir resgate de animais marinhos

Projeto em Rio das Ostras vai incluir resgate de animais marinhos

Órgãos ligados ao meio ambiente conhecem projeto de Monitoramento de Praias da região da Bacia de Campos e ES

Rio das Ostras reuniu, no último dia 4, representantes do poder público e sociedade civil para conhecer o novo Projeto de Monitoramento de Praias da região da Bacia de Campos e Espírito Santo. O encontro foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio do Departamento de Educação Ambiental (Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras).

A partir de maio, a ONG Instituto BW, que trabalha com conservação e reabilitação de animais marinhos na Região dos Lagos, será a responsável por esse trabalho também em Rio das Ostras.

O monitoramento é uma exigência estabelecida pelo IBAMA em processos de licenciamento ambiental das atividades offshore de petróleo e gás natural. Esse trabalho deve ser mantido pela Petrobras nos municípios costeiros onde a empresa atua.

Durante o encontro, a bióloga do Instituto, Mariana Burato, apresentou a ONG e explicou o objetivo e a execução do monitoramento, além de outras atividades que compõem o escopo do Projeto.

MONITORAMENTO – O trabalho da ONG será monitorar diariamente a ocorrência de encalhes de aves, quelônios (tartarugas marinhas) e mamíferos marinhos.
O Instituto será o responsável por resgatar esses animais para reabilitação e destinação correta. Os animais mortos também serão recolhidos para necropsia.

Em Rio das Ostras, a costa foi dividida em 10 praias, compondo um total de 20,16 quilômetros, que serão percorridos diariamente.

O Projeto também tem um caráter de Educação Ambiental, com atividades como feiras, exposições, ações nas escolas, ONGs e associações locais, além de encontros para orientação e troca de informações com gestores públicos e entidades ambientais do Município.

“Foi muito importante e proveitosa nossa reunião, onde conseguimos compreender as responsabilidades de cada um e saber como proceder junto à população, dando retorno a suas expectativas, além da prestação de socorro às espécies marinhas”, disse Leandro de Lima, Coordenador do Cedro.

“Nosso objetivo é realizar o Projeto em conjunto com os municípios. Também precisamos dar retorno à população sobre o que acontece com esses animais resgatados e sobre nosso trabalho. Por isso estamos fazendo esse encontro, é importante manter uma comunicação constante com todos”, explica Mariana Burato.

PRESENÇAS – Estavam presentes ao encontro representantes das secretarias de Meio Ambiente, de Educação, do Centro de Defesa Ambiental da Guarda Civil Municipal, e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio das Ostras. Também participaram representantes dos projetos Pescarte, Territórios do Petróleo e Núcleo de Educação da Bacia de Campos, ligados à Petrobras, Programa Limpa Rio Comunidade, do Inea, e das ONGs Mare, Na Onda e Siri.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.